top of page
  • Sônia Apolinário

Cachaças premiadas do Rio de Janeiro ganham festival em restaurantes cariocas

Até o próximo dia 25, acontece o Festival Cachaças do Rio. Cerca de 20 bares e restaurantes da cidade vão oferecer harmonizações de drinques à base de cachaça, com petiscos, criados especialmente para o evento.

Em cena, oito premiadas cachaças do Estado do Rio - Coqueiro, Da Quinta, Fazenda Soledade, Magnífica, Sete Engenhos, Tellura, Vieira e Castro, Werneck.

Segundo Carlos Mariz, presidente da Associação dos Produtores de Cachaça do Estado do Rio (APACERJ), o objetivo do evento é estimular a experimentação das cachaças fluminenses, premiadas mundialmente:

” O festival coloca em evidência a coquetelaria com cachaças de padrão superior de qualidade, uma tendência que vem se desenvolvendo com bares e restaurantes da cidade. É um reconhecimento ao fato de o Estado do Rio de Janeiro ter se firmado como território da cachaça de excelência, mas também atendendo ao chamado dos clientes que buscam uma rica experiência sensorial em suas escolhas de bebidas", comentou.

Jurados percorrerão os bares e restaurantes, durante o período do festival, para degustar os petiscos com as cachaças e os pratos harmonizados com drinques e darão as notas, que serão recolhidas pela comissão organizadora para apuração dos resultados. Serão levados em conta o sabor e a apresentação dos drinques, bem como a harmonização com os petiscos. Os vencedores serão conhecidos no evento de fechamento do festival, que irá acontecer no dia 1º de dezembro.

Conheça as cachaças participantes

Coqueiro - Produzida em Paraty, tradicional e célebre centro produtor de cachaça do Rio de Janeiro. Fabricada desde 1903 na Fazenda Cabral, no Engenho D’Água, a 7 quilômetros do Bairro Histórico.

Da Quinta - Produzida desde 1923, na cidade do Carmo. Em 2013 se tornou o primeiro

destilado brasileiro a receber a Grand Gold Medal (dupla medalha de ouro), do Spirits Selection, prova mundial do Concours Mondial de Bruxelles, tendo concorrido com mais de 500 destilados provenientes de diversos países.

Fazenda Soledade - Em 2013,recebeu medalha de ouro no concurso Nacional de Vinhos e Destilados, realizado no Brasil, pelo Concurso Mundial de Bruxelas. Produzida em Nova Friburgo, desde 1977, é armazenada em toneis de jequitibá.

Magnífica - Produzida na Fazenda do Anil, localizada na divisa de Vassouras com Miguel Pereira. O início da produção foi em 1985, mas somente em 1997 surgiu a marca "Magnífica". A primeira vez que uma garrafa de Magnífica foi exibida ao público foi no lançamento do Programa Brasileiro para o Desenvolvimento da Cachaça (PBDAC), nesse mesmo ano.

Sete Engenhos – Uma história que começa no final do século XVII, em Quissamã e se mistura com a história do ciclo da cana no estado.

Tellura – Produzida em Campos dos Goytacazes, na fazenda Abadia, com tradição de mais de cem anos no cultivo da cana-de-açúcar.

Vieira e Castro - Seu alambique é uma empresa familiar situada na cidade de Rio das Flores. Utiliza somente cana da própria fazenda, plantada com adubo natural e sem uso de fertilizantes químicos.

Werneck - Produzida em Rio das Flores, em 2012 recebeu certificação do Inmetro, que significa uma garantia de alta qualidade e o reconhecimento em cerca de 80 países. No ano seguinte, foi medalha de ouro no Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados, organizado pelo Concurso Mundial de Bruxelas.

Serviço

Festival Cachaças do Rio – Coquetelaria e Gastronomia

Circuito:

Academia da Cachaça

Flor da Quinta (Cachaça da Quinta em infusão de flor de hibisco com suave toque de geleia de pimenta e cubinhos de queijo coalho para animar o paladar) + Petisco (Cubinhos assados de tapioca com coalho)

Endereço: Rua Conde Bernadotte, 26, Leblon.

Bazzar - Cerrado Tônica (cachaça da Quinta infusionada com capim limão, gengibre, chá verde e lima da pérsia, tônica, calda de mascavo) + Escabeche de Sardinha com pimentões coloridos

Endereço: Rua Barão da Torre, 538, Ipanema.

O Navegador

Drinque (Granitê de cachaça Da Quinta branca com mandioca) + Couvert da casa (Pão de queijo O Navegador com polvilho orgânico, queijo meia cura da Serra do Salitre, grissinis variados de mandioca, manteiga, torradas de pão árabe com zaatar, ciabatta integral orgânica feita na casa, patê de foie com geleia artesanal, azeite extravirgem de produtores brasileiros e caldinho sustentável do dia).

Endereço: Avenida Rio Branco ,180, 6º andar, Centro.

Mureta Bar

Brisa (Cachaça Soledade Pura, hortelã, maracujá fresco, limão tahiti, água com gás e borda crustada de açúcar de cardamomo) + Do Mar (Canudinho de siri com pimenta sriracha, endro, catupiry e queijo parmesão ralado).

Endereço: Rua Paulo Barreto, 64A, Botafogo.

Borogodó Bar e Restaurante

Caipirinha Borogodó (caipirinha de limão tahiti, limão siciliano e lima-da-pérsia com cachaça Soledade Jequitibá) + Petisco (champignon Paris recheado com o próprio cogumelo, gratinado com queijo e redução de laranja – acompanha torradas)

Endereço: Rua Pacheco Leão, 836, Jardim Botânico.

Café do Alto

Drinque Maramate (Cachaça Soledade Ypê, maracujá, grãos de café e melado) + Petisco (queijo manteiga com melado de cana)

Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 143, Largo dos Guimarães, Santa Teresa.

Explorer Cocktail Bar

Bom Motivo (Cachaça magnífica envelhecida infusionada com casca de laranja Bahia, zimbro Campari e vermute. Tudo isso dentro do nosso barril de Carvalho para te dar um Bom Motivo) + Povolinho (Bolinho de polenta frita, recheada com ragu de peito bovino assado e glacê de carne. Com aioli de carvão.)

Endereço: Rua Alm. Alexandrino, 399, Santa Teresa.

Shake Speakeasy

Tommy Gun (Cachaça Magnífica tradicional, Magnífica envelhecida, suco de limão siciliano e suco de limão tahiti, suco de laranja shrub de morango, refrigerante da casa de hibisco, gengibre, pimenta Jamaica) + The Boss (mini sanduíche gourmet de costela argentina, chimichurri uruguaio, queijo prato e muçarela, no pão de malte e gergelim negro – acompanha molho caipira)

Endereço: Rua São José,35 lj 230, Terminal Menezes Côrtes, Centro.

Yoo 2

Magnífica Mai Tai (Cachaça Magnífica Envelhecida, Rum Malibu, 1883 Orgeat, Limão Thaiti, Lance de Angostura) + Petisco (Dadinho de tapioca com geleia de pimenta agridoce)

Endereço: Praia de Botafogo, 242, Botafogo.

Xian

Frozen Sete Engenhos (Cachaça 7 Engenhos Prata , polpa de coco verde, batido com água de coco e gelo de água de coco) + Sushi Donut (sushis de salmão em formato de donut, com arroz com ovas de massago e gergelim, decorados com finas lâminas de pepino)

Endereço: Rua Almirante Silvio de Noronha, 365 – Cobertura Bossa Nova Mall, Centro.

Úniko

Biga Cocktail (Cocktail feito de sumo de limão tahiti, duo de vermutes artesanais (bianco e de ameixa rosada), xarope de baunilha com zimbro e base consistente de Cachaça 7 Engenhos Envelhecida em barris de cerejeira. Servido em taça coupé, acompanha guarnição de pele de laranja Bahia) + Pallote Cacio e Uova (almôndegas de queijo pecorino, acompanhadas de geleia picante de tomate)

Endereço: Rua da Quitanda, 86, Centro.

Canastra

Ela (Drinque em tom de uvas rosadas, um leve perfume de caju e gengibre. Em sua base alcoólica harmonizando a cachaça Sete Engenhos, envelhecida em cerejeira com abacaxi e xarope simples. Lâminas de uva rubi e gota de hibiscus e espumante pra finalizar) + Gravlax de Salmão (marinada de salmão feita com pimenta rosa, dill, açúcar e cachaça).

Endereço: Rua dos Jangadeiros, 42, loja B, Ipanema.

Stuzzi

Maria bonita (Cachaça Tellura amburana com jequitibá rosa, monin jasmim, aperitivo italiano Cynar, Vermute seco, suco de limão Tahiti, meia folha pequena de boldo. Decorado com flor comestível) + Coxinha de polenta (coxinha de frango com catupiry, feita com polenta)

Endereço: Rua Aires Saldanha, 13, Copacabana.

Botequim Restaurante

Matinho Bom (Cachaça Tellura Prata, mate da casa, concentrado de gengibre e hortelã) + Petisco (Pastel recheado com pernil suíno assado, acompanha vinagrete de coentro)

Endereço: Rua Visconde de Caravelas, 22, Botafogo.

Aconchego Carioca

Drinque (batida de maracujá, mel, pimenta e Cachaça Tellura) + Petisco (1/2 porção de croquete de vaca atolada)

Endereço: Rua Barão de Iguatemi, 245 - Praça da Bandeira.

Musa Food & Drinks

CachaMusa (Cachaça Vieira e Castro Ouro, limão siciliano, suco de tangerina, xarope de baunilha, canela flambada) + Salmusa (Guacamole, tartare de salmão, paris trufado com chips de batata doce)

Endereço: Av. Armando Lombardi 633, Barra da Tijuca.

Café do Bom Cachaça da Boa

O Bom da Carioca (Cachaça Werneck ouro, cerveja pale ale; café expresso; licor cacau; Licorelle; clara de ovo pasteurizada) + Petisco (Fatias finas e pequenas de queijo emental com casca de laranja)

Endereço: Rua da Carioca, 10, Centro.

Kino Bar

Drinque (Cachaça Werneck reserva especial, espumante nacional, xarope de jabuticaba artesanal e pó de casca de jabuticaba para finalização) + Petisco Três Porquinhos (200g de barriga de porco glaciado em redução de jabuticaba e especiarias. Guarnição: marmelada de repolho com geleia de jabuticaba e picles de cebola roxa com vinagre de kombucha. Valor: 28 reais.

Endereço: Rua Cupertino Durão, 96, Leblon.

Galpão Gourmet

Caipi verão (Caipirinha de manga e maracujá com Cachaça Werneck tradicional, hortelã macerada e gelo) + Asinha Surpresa (Asas de frango desossadas e recheadas com bacon, grelhadas na brasa e acompanhadas de azeite de limão)

Endereço: Rua Ituverava, 665, Jacarepaguá.

Galeto Sats

Saideira (Cachaça Coqueiro Ouro, espumante, angostura, glicose, gelo e morango) + Madrugada (picanha suína, cebola, creme de cebola, limão, alho, tomilho, pimenta do reino e sal, assada na brasa)

Endereço: Rua Real Grandeza, 212, Botafogo.

Fotos Berg Silva

1 - Academia da Cachaça

2 - O Navegador 3 - Shake Speakeasy 4 - Aconchego Carioca 5 - Galeto Sats

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page