• Sônia Apolinário

Viradouro estreia série de lives carnavalescas

Atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, a Unidos do Viradouro, de Niterói, estreia na terça-feira, 2 de fevereiro, a primeira de uma série de lives para não deixar o Carnaval 2021 passar em branco. “Zé Paulo NÃO canta Viradouro” terá o intérprete da escola recebendo convidados para cantar sambas-enredo das outras agremiações. O primeiro convidado é Neguinho da Beija-Flor. A transmissão será a partir das 19h, pelas redes sociais da escola.



Zé Paulo vai cantar alguns sambas de enredo que fizeram história em desfiles da escola de Nilópolis. Neguinho vai relembrar sucessos da carreira e contar "causos" que marcaram sua trajetória na Marquês de Sapucaí, onde estreou em 1976.


A parte musical será alternada com um bate-papo, que terá a participação do presidente da Viradouro, Marcelinho Calil. Em junho do ano passado, ele foi reeleito para mais um mandato de três anos. Calil está no comando da escola desde 2017.


"A ideia do projeto é proporcionar um pouco de entretenimento aos sambistas nessa época em que o convívio com suas escolas é impossível, por conta da pandemia. Pretendemos fazer uma edição a cada 15 dias, sempre com Zé Paulo recebendo cantores de coirmãs", explica Calil.


Em dezembro passado, a Viradouro lançou, em uma apresentação online, a sinopse para o seu Carnaval de 2021. Até então, havia a expectativa do desfile acontecer em julho. Em janeiro, o novo prefeito, Eduardo Paes, comunicou o cancelamento do Carnaval 2021.


“Não há tristeza que possa suportar tanta alegria” (vídeo abaixo), dos carnavalescos Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira, foi o enredo escolhido pela Viradouro. A ideia era fazer uma releitura do carnaval de 1919, no Rio de Janeiro,tido como o maior do século passado, quando os cariocas foram para as ruas celebrar o fim da pandemia da Gripe Espanhola.


A inspiração dos carnavalescos partiu do livro “O Carnaval da Guerra e da Gripe”, de Ruy Castro. O título do enredo 2021 foi tirado de uma marchinha cantada pelo Democráticos, uma das grandes instituições carnavalescas da época.


Apesar do cancelamento oficial do desfile em julho, no Rio de Janeiro, a Viradouro manteve o concurso de sambas-enredo, com a entrega das composições feita no último dia 20 de janeiro. Até o momento, não foi divulgado o resultado.


A live poderá ser acompanhada pela página da Viradouro no Facebook ou pelo canal do Youtube da escola.



Destaques
Últimas