Um domingo de atividades esportivas em Niterói
- Sônia Apolinário

- 1 de ago.
- 3 min de leitura

A corrida do Desafio da Ponte, a do Desafio Tupinambá e o Pedal Cultural são três eventos que vão mexer com os niteroienses, no domingo (3).
Lembrando que, agora, aos domingos, a pista da Praia de Icaraí, sentido São Francisco fica interditada das 7h às 18h, para área de lazer.
Conheça
Desafio da Ponte
Após 12 anos, a Ponte Rio-Niterói volta a ser cenário para uma corrida de meia-maratona. De acordo com os organizadores, 5 mil pessoas participarão do evento - 52% cariocas, 17% niteroienses e 31% de turistas de outros estados.
Os transtornos para quem não está interessado em correr 21 Km, dos quais 13,29 Km no alto da ponte que, no vão central, chega a 72 metros de altura, começam no sábado (2). A partir das 22h, duas faixas serão interditadas em ambos os sentidos da via. Já no domingo, às 5h, mais uma faixa será bloqueada, também nos dois sentidos. A liberação total do trânsito na ponte está prevista para ocorrer ao meio-dia de domingo,
Várias vias serão bloqueadas, tanto no Rio quanto em Niterói. A corrida começa 6h30, no Caminho Niemeyer e termina na Praça Mauá, na zona portuária carioca.
Alterações do trânsito
Para a largada em Niterói, a partir das 6h30, a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) programou diversas alterações na circulação de veículos em vias do Centro.
Das 21h de sábado (2 de agosto) até as 10h de domingo (3 de agosto), haverá interdição total da Rua Professor Plínio Leite e de trechos das ruas Doutor Fróes da Cruz, Saldanha Marinho e Marquês de Caxias, entre a Rua Professor Plínio Leite e a Avenida Visconde do Rio Branco.
No mesmo período, a Avenida Feliciano Sodré será interditada parcialmente, com bloqueio das três faixas da esquerda no sentido Centro, no trecho entre a Rua Professor Plínio Leite e a rampa de acesso à Ponte Rio-Niterói. A organização do evento será responsável por operadores de trânsito privados que atuarão tanto no entorno do Caminho Niemeyer quanto no trajeto até a Ponte.
Além disso, haverá apoio operacional com a contratação obrigatória de apoiadores de tráfego. As medidas serão supervisionadas em tempo real por equipes da NitTrans, que estarão presentes para fazer os ajustes necessários e garantir a segurança viária da população e dos competidores.
Já no Rio de Janeiro, a CET-Rio informa que, da 0h às 12h do dia 3, será implantado um esquema especial de tráfego com o objetivo de garantir a segurança dos participantes e minimizar os impactos no trânsito da cidade.
Durante esse período, algumas vias serão interditadas, especialmente nas ligações entre a Ponte Rio–Niterói e os principais acessos ao Rio de Janeiro. O término do evento está previsto para às 9h30, na Praça Mauá, região portuária do Rio.
Interdições
Acessos oriundos da Ponte Rio–Niterói, sentido Rio:
Acesso à Linha Vermelha
Acesso à Avenida Francisco Bicalho
Avenida Rodrigues Alves
Túnel Marcello Alencar
Desvios
Destino: Linha Vermelha
Os motoristas deverão acessar a Avenida Brasil (pista central, sentido Zona Oeste), utilizando a agulha na altura da passarela 3, para então acessar a Linha Vermelha.
Destinos: Rodoviária, Centro, Tijuca e Zona Sul
Utilizar o Elevado do Gasômetro >> alça de acesso ao INTO >> Via B4 (sentido Praça Mauá) >> Rua Professor Arlindo Rodrigues >> Rua Equador
Acessos específicos
Centro: Via B4, Via Binário do Porto sentido Praça Mauá
Tijuca: Avenida Professor Pereira Reis >> Viaduto 31 de Março >> Avenida Presidente Vargas
Zona Sul: Avenida Professor Pereira Reis >> Viaduto 31 de Março >> Túnel Santa Bárbara
Desafio Tupinambá
É uma prova que também está de volta depois de alguns anos sem ser realizada. O Desafio Tupinambá é uma corrida de montanha e trilhas. Este ano, será realizada a 8ª edição do evento que conta com três percursos: 8 km, 16 km e 30 km.
A largada e chegada são no mesmo local, a praia de Piratininga. O trajeto passa pelo Parque da Cidade. São mais de mil metros de desníveis, com subidas e descidas constantes. Para o evento, 300 pessoas fizeram inscrição prévia.
Pedal Cultural
O evento está previsto para ser realizado todos os domingos de agosto. A proposta é que os ciclistas explorem a cidade em roteiros gratuitos que misturam cultura, natureza e história.
Neste domingo (3), o passeio será pela Região Oceânica: 10 km passando pelo Parque Orla Piratininga e Centro Eco Cultural Sueli Pontes com sugestão de observação da fauna e da flora e reflexões sobre sustentabilidade.
Esse mesmo trajeto voltará a ser feito no dia 17, Nos dias 10 e 24 será feito o Roteiro Histórico-Cultural que passa por Ingá, São Domingos e Boa Viagem em um trajeto de 5 km, com paradas em museus e centros culturais.
O Pedal Cultural é gratuito e pode ser feito por pessoas a partir dos 12 anos, sem necessidade de inscrição prévia. As saídas estão programadas para às 9h.
































Comentários