Livros inspiram exposições imersivas voltadas para crianças
- Sônia Apolinário
- há 2 minutos
- 4 min de leitura
#Comunic lista três experiências imersivas voltadas para crianças, mas que os adultos também vão curtir bastante. Duas já podem ser visitadas. Uma entra em cartaz no dia 26 de julho, em Niterói
Pequeno Príncipe

"O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943, é um dos livros mais vendidos no mundo, já tendo ultrapassado 140 milhões de cópias vendidas. O ilustrador e piloto francês narra a história de amizade entre um piloto e uma criança sábia.
É sobre a obra a exposição “Jornada do Pequeno Príncipe – Uma experiência imersiva”, que tem viajado pelo país e aterrissou, agora, na Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio.
Com cerca de 250 metros quadrados, a mostra é dividida em dois momentos. Logo na entrada, os visitantes mergulham na vida e na trajetória de Saint-Exupéry, conhecendo sua história, suas paixões, suas aventuras e como elas influenciaram a criação do clássico “O Pequeno Príncipe”.
A partir daí, o público atravessa uma verdadeira jornada sensorial e poética pela obra. O percurso inclui cenários encantadores, como o Túnel das Rosas, o Túnel de Estrelas, além dos asteroides e encontros com os personagens mais icônicos do livro, como a Raposa, o Aviador e, claro, o Pequeno Príncipe.
O grande destaque é uma sala de imersão 360 graus, com uma projeção que envolve os visitantes.
A exposição é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, com sessões a cada 30 minutos. É preciso, porém, retirar o ingresso gratuito previamente.
A Biblioteca Parque Estadual fica na Avenida Presidente Vargas, 1261, no Centro do Rio.
Colorir

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói entrou na nova febre dos livros de colorir e preparou a exposição “MAC de Colorir: uma (não) exposição entre linhas e cores”.
A mostra transformou a varanda do museu em uma grande “folha em branco”, onde o público é convidado a colorir símbolos de Niterói e criar seus próprios desenhos. A prática de colorir deixou de ser apenas uma atividade infantil e se tornou um fenômeno também entre adultos, com livros de mandalas, paisagens, animais e outros temas.
O percurso expositivo se divide em quatro espaços interativos: "Feito a (muitas) Mão(s)" é uma ilustração em preto e branco, em grande escala, será colorida coletivamente pelo público. O painel traz elementos icônicos de Niterói, como a Ilha da Boa Viagem, a orla, veleiros, bicicletas e o próprio Oscar Niemeyer.
Já o "Pequenas Grandes Obras" é formado por desenhos individuais que, uma vez pintados, compõem uma instalação coletiva, revelando a singularidade de cada participante.
Em "A Tela em Branco", será disponibilidade um espaço para criação livre, sem moldes ou linhas-guia.
"Entre Reflexões e Molduras" é um ambiente com livros, citações e provocações sobre arte, onde o público é convidado a compor um mural coletivo de pensamentos. O espaço conta ainda com molduras para que os visitantes exponham suas criações.
A exposição fica em cartaz até 24 de agosto. Pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h30). Os ingressos custam: R$16 (inteira). Entrada gratuita para todos às quartas-feiras.
O MAC Niterói fica no Mirante da Boa Viagem, s/n, na Boa Viagem
Alice no País das Maravilhas

"Alice no país das maravilhas" é o livro infantil mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson. Foi publicada em 1865 sob o pseudônimo de Lewis Carroll. É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense.
Conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo, característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carroll, além de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX .
É uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.
Todo esse universo ganha vida na exposição “Trilogia das Aventuras: Alice”, a partir de 26 de julho, no Plaza Shopping Niterói.
Com mais de 500 metros quadrados, a atração convida o público a vivenciar a jornada de Alice. Através de cenários imersivos, imagens e sons fantásticos, os visitantes poderão atravessar o portal mágico de Alice e outros personagens como o coelho apressado, a lagarta filósofa, o chapeleiro maluco, a rainha de copas sem coração e o gato sorridente, em uma viagem emocionante.
O cenário combina mais de 100 itens que levam a essa aventura, em um rico acervo histórico e artístico. A exposição é dividida em duas grandes áreas: a mundo da superfície (se refere ao real) e o mundo subterrâneo (se refere ao irracional, que Alice descobre ao mergulhar na toca do coelho).
O percurso se multiplica em nove ambientes – Criador e Criatura, Biblioteca, Gabinete de Curiosidades, Vaudeville, Toca do Coelho, Conselho de uma Lagarta, Gato de Cheshire, Um Chá Maluco, O Campo de Croqué da Rainha, Alice Através do Espelho. Cada um deles oferece espaços para tirar fotos e uma experiência expandida que dialoga com a razão e o coração. Os visitantes são estimulados, por exemplo, a entrar na Toca do Coelho, presenciar o famoso diálogo entre Alice e o Gato de Cheshire e a participar do chá do Chapeleiro Maluco.
Entre os destaques figuram ilustrações e obras de artistas consagrados, como o espanhol Salvador Dalí, as norte-americanas Blanche McManus e Maggie Taylor, a japonesa Yayoi Kusama e os brasileiros Adriana Peliano, Caroline Murta e Vladimir Barros. Dezenas de filmes, animações, fotos, cartazes e até quadrinhos produzidos ao longo de mais de um século mostram como o enredo e a personagem saltaram das páginas do livro para o cinema, a televisão, o teatro e até mesmo a inteligência artificial.
A exposição poderá ser visitada até 12 de outubro, de terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 13h às 21h
Os ingressos custam a partir de R$ 25 no site.
O Plaza Shopping Niterói fica na Rua Quinze de Novembro, 8, no Centro