top of page

Festa da Cerejeira celebra o Japão em Nova Friburgo (RJ)

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • 11 de jul.
  • 2 min de leitura

ree

No campo da colônia japonesa de Nova Friburgo, na serra fluminense, será realizado neste final de semana (12 e 13 de julho), o Hanami – ou Festa da Cerejeira.

 

Além de gastronomia típica, o evento terá atrações como apresentações de taiko (tambores japoneses), Bon Odori (dança em homenagem aos antepassados), concurso de cosplay, apresentação de karatê, oficina de origami, espaço para shiatsu e shows do cantor japonês Noburo Fujita.

  

A colônia Japonesa é uma das dez que compõem o mosaico multicultural de Nova Friburgo. Na cidade, também é forte a presença de imigrantes da Suíça, Alemanha, Itália, Hungria, Líbano e Portugal.

 

Hamani

 

Hanami, que significa "contemplar as flores", originou um dos mais belos e conhecidos festivais do Japão. Ocorre por todo o país durante a primavera, entre os meses de março e maio, devido à época de sua floração.

 

No Japão são muito populares as festas para contemplação da Sakura – a "cerejeira em flor". O ritual se deve à efemeridade da floração, que costuma durar, no máximo, duas semanas.

 

O primeiro Hanami do Brasil foi realizado no Parque do Carmo, na zona leste da cidade de São Paulo. O idealizador deste projeto é um imigrante japonês, que trouxe para o Brasil mudas de cerejeira.

 

Na década de 90, teve início o Hanami – Contemplação das Flores de Cerejeira, ao modo original do Japão: famílias reunidas sob as cerejeiras, fazendo um grande piquenique. Nos primeiros anos em que eram realizados os eventos, participavam apenas familiares e os amigos mais próximos.

 

Serviço

Hanami 2025 em Nova Friburgo

Local: Associação Nipo Brasileira – Avenida Antônio Mário de Azevedo, 6785, na Estrada Friburgo-Teresópolis, na altura do km 8, entrada para Cardinot.

Data: 12 e 13 de julho, das 10h às 18h

Entrada franca

 

 

Comentários


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page