Limpeza, hotelaria e serviços automotivos puxam alta do setor de franquias no Rio
- Sônia Apolinário
- há 3 dias
- 2 min de leitura

Limpeza e Conservação; Hotelaria e Turismo; e Serviços Automotivos. Esses foram os setores que puxaram o crescimento do Rio de Janeiro no mercado de franquias, no primeiro trimestre do ano.
Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor de Franquias, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes fluminenses faturaram mais de R$ 6,1 bilhões no primeiro trimestre de 2025, representando um crescimento de 5,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Apesar do bom desempenho, o índice do estado ficou abaixo da média de crescimento nacional do setor que foi de 8,9%, o que gerou uma receita de R$ 65,967 bilhões entre janeiro e março.
De acordo com Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Seccional Rio de Janeiro, com o aumento da demanda por serviços terceirizados de higienização — especialmente em ambientes corporativos, escolas e residências de alto padrão e o aumento das marcas de lavanderias de auto serviços — “as franquias de Limpeza e Conservação se consolidaram como solução prática, profissional e segura, o que impulsionou seu faturamento”.
Já em Hotelaria e Turismo, o crescimento, segundo ele, é impulsionado pela retomada consistente das viagens, eventos corporativos e do turismo nacional, especialmente em regiões de apelo turístico como a capital fluminense, região dos Lagos, serrana e a Costa Verde.
Sobre o segmento de Serviços Automotivos, o avanço, na sua avaliação, decorre do aumento na circulação de veículos usados, manutenção preventiva e busca por serviços mais acessíveis e padronizados, "o que torna as franquias uma alternativa atrativa ao serviço informal".
- Esses segmentos refletem mudanças de comportamento do consumidor e oportunidades reais de negócios. A combinação entre serviço de qualidade, marca reconhecida e operação eficiente é o que atrai tanto o cliente final quanto o investidor - observou Nascimento.
Niterói
A Cervejaria Masterpiece, de Niterói, se tornou membro da Associação Brasileira de Franchising. Atualmente, a ABF tem 1.700 associados.
A cervejaria já vai participar da Expo Franchising Rio, que será realizada de 18 a 20 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca.
Nesse “feirão” de oportunidades, a Masterpiece vai apresentar seu modelo de bares franqueados, desenvolvido ao longo de um ano em parceria com o Grupo Soares Pereira.
- Nosso modelo de bares alia excelência cervejeira, identidade forte e compromisso ambiental – afirmou André Valle, CEO da Masterpiece.
Comentarios