top of page

Dia dos solteiros: dois novos modelos de 'camisinha' disponíveis nos postos de saúde

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

Foto: Ministério da Saúde
Foto: Ministério da Saúde

Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (13), a distribuição gratuita de dois novos modelos de camisinha. Além da tradicional, estarão disponíveis no SUS as versões texturizadas e fina.

 

De acordo com o ministério, a novidade busca “aumentar a adesão ao uso de preservativos, especialmente entre jovens”, além de reforçar a prevenção contra o HIVhepatites viraissífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O uso de preservativos também evita gestações não planejadas.

 

Ação busca reverter uma queda no uso de preservativos, no país, sobretudo entre jovens, detectado na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/IBGE) e por relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS/2024).

 

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita em 2019, entre pessoas com 18 anos ou mais que tiveram relação sexual nos 12 meses anteriores à data da entrevista, 22,8% relataram usar preservativo em todas as relações sexuais. Outras 17,1% afirmaram usar às vezes e 59% dos entrevistados relataram não usar nenhuma vez.

 

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, sendo transmitidas, principalmente, por meio de relações sexuais sem o uso de preservativo, caso um dos parceiros esteja infectado.

 

A iniciativa do ministério também tenta reverter a baixa solicitação de preservativos feitas por estados e municípios para o abastecimento das redes públicas de saúde. A queda foi detectada pelo governo federal após a pandemia de Covid-19.

 

Serão distribuídas 400 milhões de unidades de preservativos, este ano. Até então o SUS oferecia dois tipos de camisinha: a externa, feita de látex, e a interna, de látex ou borracha nitrílica.

 

Sobre os novos modelos, diz o ministério:

 

“Ambas as versões têm embalagens modernas, mantendo a mesma eficácia de proteção dos modelos anteriores

 

Os preservativos são distribuídos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, sem exigência de documentos de identificação e sem restrições de quantidade, facilitando o acesso de todas as pessoas.

 

Preservativo feminino também é distribuído gratuitamente nas redes públicas de saúde.

 

Dia do solteiro

 

Em contraponto ao Dia dos Namorados, o Dia dos Solteiros é celebrado em 15 de agosto, no Brasil. É o único país que comemora a data neste dia. No resto do mundo, o Dia do Solteiro é celebrado em 11 de novembro.

 

Por que no Brasil é dia 15 de agosto ? Ninguém sabe informar – provavelmente, coisa de algum publicitário ligado ao setor de comércio ou mesmo de alguma marca.

 

A data foi criada a partir de uma brincadeira, feita em 1993, por um grupo de amigos solteiros, da Universidade de Nanquim, na China. 

 

Em um 11 de novembro de 1993, eles organizaram uma baita festa para celebrar suas respectivas solteirices. Os comerciantes perceberam na brincadeira uma oportunidade de negócios e “criaram” a data, que se espalhou pelo mundo. Menos no Brasil.


Fonte: Ministério da Saúde

Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page