Dia do solteiro: data celebra o estado civil de 81 milhões de brasileiros
- Sônia Apolinário
- há 2 minutos
- 2 min de leitura

No Brasil, o Dia do Solteiro é celebrado em 15 de agosto. Trata-se do estado civil de 81 milhões de brasileiros, contra 63 milhões de casados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023.
Essa "tendência" do país bate com que acontece no resto do mundo. De acordo com a Euromonitor Internacional, o número de solteiros já ultrapassa o número de casados tanto na América do Norte quanto na Europa – e a taxa deve crescer mais de 20% até 2040.
15 de agosto
O Brasil é o único país que celebra o Dia dos Solteiros em 15 de agosto. No resto do mundo, a data é comemorada em 11 de novembro.
Aliás, o Dia dos Namorados, no Brasil, também é diferente do resto do mundo. Aqui é celebrado em 12 de junho, enquanto em todos os outros países é em 14 de fevereiro, dia de São Valentim.
Por que no Brasil o Dia dos Solteiros é 15 de agosto? Ninguém sabe informar – provavelmente, coisa de algum publicitário ligado ao setor de comércio ou mesmo de alguma marca.
Foi um publicitário brasileiro que inventou o 12 de junho como Dia dos Namorados. Trata-se da véspera de Santo Antônio, o santo dito casamenteiro. O publicitário achou conveniente que o namoro viesse antes do casamento.
De volta ao Dia dos solteiros. A data foi criada a partir de uma brincadeira, feita em 1993, por um grupo de amigos solteiros, da Universidade de Nanquim, na China.
Em um 11 de novembro de 1993, eles organizaram uma baita festa para celebrar suas respectivas solteirices. Os comerciantes perceberam na brincadeira uma oportunidade de negócios e “criaram” a data, que se espalhou pelo mundo. Menos no Brasil.
Oportunidades
Ao contrário do Dia dos Namorados, verdadeira febre, quando o comércio fatura com a compra de presentes, o Dia dos Solteiros não emplacou, neste segmento, pelo menos até agora, no Brasil.
A questão é a miopia com que empresários enxergam a data. Seu potencial para faturamentos está no segmento de bares, restaurantes e festas. #ficaadica e uma consultoria gratuita do #ComuniC. Afinal, são 81 milhões de potenciais consumidores, no país.