Jornalista assume presidência do Conselho de Segurança de Niterói
- Redação
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 13 minutos

A jornalista Renata Cardoso assumiu a presidência do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Niterói. É a primeira mulher a ocupar o cargo. A instituição é regida pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro.
Ela tomou posse, junto com os novos membros da diretoria, nesta quinta-feira (28). A gestão é para o biênio 2025-2027.
Também publicitária e estudante de Direito, Renata começou a frequentar as reuniões do Conselho, abertas a todos os moradores da cidade, como participante, há oito anos. Foi convidada para a diretoria de comunicação, passado, em seguida para o cargo de primeira secretária.
- Minha experiência inicial com o conselho foi de acolhimento em um momento de necessidade. Hoje, sinto que é minha missão retribuir esse apoio. Acredito que a integração da sociedade civil com as autoridades policiais é fundamental para a resolução de crimes e, principalmente, para acolher e inovar as ações do Conselho. A população tem reivindicações e boas ideias que, sem dúvida, podem fortalecer nosso trabalho – afirmou ela que é moradora de Icaraí.
A nova diretoria do Conselho é composta também por Sidney Moysés (vice-presidente), Francis Leonardo (primeiro secretário, a quem Renata sucede na presidência), Leandro Santiago (segundo secretário), Ruidiley Bismara (diretor de assuntos comunitários) e Mariza Vargas (diretora de eventos). O trabalho dos diretores é realizado de forma voluntária, sem remuneração.
As reuniões do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Niterói acontecem, tradicionalmente, na segunda quarta-feira de cada mês, na Câmara Dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, no Centro da cidade (Rua Andrade Neves, 31). O objetivo é promover a participação da comunidade na discussão e na formulação de políticas de segurança pública.