• Sônia Apolinário

Guilherme Rossi é o novo melhor sommelier de cerveja do Brasil




Guilherme Rossi se tornou neste domingo (29) o melhor beer sommelier do Brasil. Ele foi o vencedor do 6º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja. Até então, o posto estava sendo ocupado por Jayro Pinto Neto.

Ele disputou o prêmio com os outros quatro finalistas da competição, realizada em São Paulo. Em segundo lugar ficou Fábio de Faria e Souza Campos (na foto, segundo à esquerda); em terceiro, Claudio Lima Botelho (Esquerda); em quarto, Guilherme Coloço Mixtro (segundo à direita) e quinto, Luis Henrique Volkart Santa Helena (Direita).



Desde 2013, Guilherme Rossi é o sommelier do The Beer Market, em Judiaí (SP). Trata-se de um empório de cervejas especiais com 23 taps e uma carta com cerca de 100 rótulos. O local ainda tem opções de destilados, cachaças, cidras, kombuchas e vinhos.


Já conquistaram o título de melhor sommelier de cerveja do Brasil: Jayro Pinto Neto (SP, 2019), Edu Pelizzon (RS, 2017), Rodrigo Sawamura (SP, 2016), Gil Lebre (RJ, 2015) e Alexander Moraes (SP, 2014).


O ex-campeão Jayro Neto ficou entre os dez melhores na edição 2022 do campeonato promovido pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB). Assim, ele fará parte da equipe brasileira que disputará a 7 ª edição do World Championship of Beer Sommeliers, nos dias 10 e 11 de setembro, em Munique, na Alemanha.


A escolha do melhor sommelier de cerveja do mundo acontece a cada dois anos. A competição que deveria ter sido realizada em 2021 foi adiada por conta da pandemia do Coronavírus.


Além de Jayro Neto, irão integrar o time brasileiro no Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja 2022: Bianca de Paula Telini, Claudio Lima Botelho, Fábio de Faria e Souza Campos, Guilherme Coloço Mixtro, Guilherme Rossi, Jefferson Silveira Brandão, Luis Henrique Volkart Santa Helena, Rafael Cheruti de Oliveira e Vinícius Cuozzo Martins Borges.



Atualmente, o posto de melhor sommelier de cerveja do mundo pertence a uma sommelière. Elisa Raus venceu a 6 ª edição do World Championship of Beer Sommeliers, realizada em Rimini, na Itália, em 2019. Foi a primeira vez que uma mulher venceu a competição que, naquele ano, completou dez anos de sua criação.


Elisa disputou o título com outros 80 profissionais. Na época, ela era a porta-voz da Störtebeker Brauspezialitäten, uma cervejaria localizada na cidade independente Stralsund, no norte da Alemanha. O cervejeiro da marca, Christoph Puttnies, também participou da competição e foi até a semifinal. Com Elisa, a Alemanha se tornou tetracampeã, dentre as seis edições já realizadas. Em 2015, o campeonato mundial foi disputado no Brasil.


Já conquistaram o título de melhor sommelier de cerveja do mundo: Karl Schiffner (Austria, 2009), Sebastian Priller (Germany, 2011), Oliver Wesseloh (Germany, 2013), Simonmattia Riva (Italy, 2015) e Stephan Hilbrandt (Germany, 2017). Em 2017, o terceiro melhor sommelier de cerveja do mundo foi Rodrigo Sawamura


Leia mais: Sem o atual campeão brasileiro, equipe nacional participa da Copa do Mundo de sommelier de cerveja em 2019



Destaques
Últimas