• Sônia Apolinário

Equipe Índio da Costa vence concurso para requalificação da orla de Charitas

O projeto desenvolvido por uma equipe coordenada pelo arquiteto Luiz Eduardo Índio da Costa foi o vencedor do concurso nacional para a escolha do projeto de requalificação da orla de Charitas, em Niterói (RJ).


A iniciativa tem o objetivo de transformar o trecho entre a Praça Radio Amador e o Clube Naval. Lançado no dia 22 de abril, o concurso teve 19 inscritos.


A proposta vencedora quer transformar a orla de Charitas em um parque linear que se estende por toda a praia. Contempla um ajuste viário, fiação embutida, nova ciclovia, equipamentos esportivos e paisagismo. O projeto considera também a padronização de todos os elementos urbanos, inclusive a paginação de piso que vem de São Francisco, unificando o passeio como um todo.


De acordo com o projeto, a Praça do Rádio Amador será redesenhada e a orla vai ganhar quadras esportivas, um parque infantil e uma horta comunitária. O projeto ainda redistribui o traçado viário, prevê um plantio de espécies nativas de restinga e Mata Atlântica e a criação do primeiro atracadouro público de Niterói.


O escritório Índio da Costa também foi o responsável pelas instalações do corredor da Transoceanica, que liga a orla de Charitas à Região Oceânica.


A prefeitura de Niterói não informou quando as obras vão começar


Equipe vencedora: Luiz Eduardo Indio da Costa (arquiteto urbanista), Luiz Augusto Indio da Costa (designer, mobiliário urbano e mobilidade), Sidney Linhares (paisagista), Monica Luz Lobo (arquiteta luminotécnica), Diana Lobo (comunicação e marketing) - Colaboradores: Daniel de Moraes, Roberta Leite, João Pedro Alencar, Leonardo Lopes, Carlota Sampaio, Rafaela Macedo, Paula Fiuza, Carla Vasconcelos, Ana Cecilia Menescal, Pedro Alamorim, Elizabeth Cohen, Elaine Biela, Daniele Vale, Camila Taboa, André Caetano, Lucas Gabriel, Tainá Brilhante.



Conheça os projetos que ficaram em segundo e terceiro lugares e receberam menção honrosa, aqui


Destaques
Últimas