top of page

Eliana Pittman, Edu Lobo e Leo Gandelman vão cair no choro em Niterói

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

Eliana Pittman é atração de sábado, no festival. Foto: Divulgação
Eliana Pittman é atração de sábado, no festival. Foto: Divulgação

Aos 80 anos, a cantora Eliana Pittman será uma das atrações do IV Festival Internacional de Choro, que acontece entre os dias 23 e 26 de abril, em Niterói. A programação é gratuita.


Filha do clarinetista e saxofonista norte-americano Booker Pittman (1909 – 1969), a carioca Eliana se apresenta ao lado do grupo Jazz das Minas, uma roda de afro-samba-jazz formada apenas por mulheres.


Além do suingue de Eliana Pittman, o evento contará com o cancioneiro de Edu Lobo. Aos 82 anos, o cantor e compositor subirá ao palco ao lado do Pife Muderno. O grupo, fundado pelo músico carioca Carlos Malta com mix de flautas, pífanos e percussões, já gravou um disco com 13 músicas de Lobo.


A programação do evento vai reunir mais parceiros de outros Carnavais, como o guitarrista Celso Fonseca e o saxofonista Leo Gandelman e os trombonistas Silvério Pontes e Everson Moraes. Estes farão um tributo a outro trombonista, tido como um dos maiores solista de choro do Brasil: Zé da Velha (José Alberto Rodrigues Matos), que morreu ano passado, aos 83 anos.


O festival ainda renderá homenagens a Paulinho da Viola, Elizeth Cardoso, Garoto e Jorginho do Pandeiro.


Dia Nacional do Choro


Desde o ano 2000, o 23 de abril também é Dia Nacional do Choro. A data foi escolhida para homenagear Pixinguinha. Nascido no Rio de Janeiro, em 1897, o compositor, arranjador, maestro, professor, flautista e saxofonista compôs música popular, principalmente dentro do gênero musical conhecido como choro. Depois da data estabelecida por lei, pesquisadores indicaram que o verdadeiro dia de nascimento do artista é 4 de maio. Pixinguinha morreu em 17 de fevereiro de 1973, também no Rio de Janeiro.


Confira a programação do festival


Quinta-feira, 23


17h30 – Duo Morgana Moreno e Francisco Pellegrini (Reserva Cultural)


19h30 – Abertura institucional do festival (Sala Nelson Pereira dos Santos)


20h30 – Tributo a Zé da Velha, com Silvério Pontes e Everson Moraes (Sala Nelson Pereira dos Santos)

Sexta-feira, 24


14h – Banda do Colégio Salesiano Santa Rosa (Reserva Cultural)


15h30 – Apresentação dos alunos das oficinas (Reserva Cultural)


16h – Rogério Souza (Reserva Cultural)


17h30 – Amaro Freitas (Sala Nelson Pereira dos Santos)


19h30 – Choro Batucada (Reserva Cultural)


Sábado, 25


14h – Orquestra Sopros do Rio (Reserva Cultural)


15h30 – Canções e Choros de Paulinho da Viola, com Mário Séve (Palco externo)


17h – Sarau para Paulinho da Viola (Palco externo)


18h30 – Celso Fonseca convida Leo Gandelman (Palco externo)


20h30 – Jazz das Minas convida Eliana Pittman (Sala Nelson Pereira dos Santos)


Domingo, 26


14h – A vida é um Choro, com Dudu Oliveira (Reserva Cultural)


15h30 – Jorginho do Pandeiro 95 anos (Reserva Cultural)


17h – Rogério Caetano (Reserva Cultural)


18h – Homenagem aos Mestres do Choro, com Cristóvão Bastos e Mauro Senise (Sala Nelson Pereira dos Santos)


19h – Boêmios da Rua do Rosário (Reserva Cultural)


20h – Pife Muderno convida Edu Lobo (Palco externo)


Serviço


IV Festival Internacional de Choro de Niterói

Data: 23 a 26 de abril

Local: Reserva Cultural e Sala Nelson Pereira dos Santos - Av. Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos

Para os espetáculos na Sala Nelson Pereira dos Santos, é necessário retirar convite gratuitamente na bilheteria, com duas horas de antecedência.

Comentários


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page