top of page

Cultura afro-brasileira é celebrada em Niterói no Samba das Yabás

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • 25 de jul.
  • 1 min de leitura

ree

Prática ritual do xirê, roda de samba, feira de empreendedorismo afro, trancistas e pintura corporal são atrações do 3º aniversário do Samba das Yabás. O evento com entrada franca será realizado no domingo (27), a partir das 15h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro de Niterói.

 

O Samba das Yabás celebra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. Visa valorizar o sagrado feminino e sua relação com as yabás, as divindades femininas do Candomblé, e toda a espiritualidade que move a cultura afro-brasileira.

 

Xirê

 

O evento é aberto com um Xirê, prática ritual de grande importância dentro das religiões afro-brasileiras, especialmente no Candomblé e na Umbanda. É uma celebração que envolve a dança, a música e a invocação de entidades espirituais, sendo um momento de conexão profunda entre os praticantes e os orixás ou guias espirituais.


Durante o Xirê, os participantes se reúnem para homenagear e agradecer aos seus deuses, criando um ambiente de comunhão e espiritualidade. São oferecidos alimentos e bebidas aos orixás, que representam forças da natureza e aspectos da vida humana.


Além de ser um momento de celebração, o Xirê também serve como um espaço de aprendizado e transmissão de conhecimentos.


Homenagens


O Samba das Yabás vai  homenagear  as baianas das escolas de samba Cubango e Viradouro, que serão celebradas como mães do samba.


Confira mais atrações entre os dias 25 e 27 de julho em Niterói, aqui

Comentários


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page