top of page
  • Sônia Apolinário

Festival de Jazz espalhará música pelo Rio

Um dos mais tradicionais festivais de Jazz, do mundo, ganhou uma versão carioca e chega ao Brasil esta semana. O Rio Montreux Jazz Festival vai espalhar música pela cidade. De quinta-feira (6) a domingo (9), cerca de 40 atrações se apresentarão em oito palcos, em diferentes bairros. Parte da programação é gratuita. O guitarrista Al Di Meola e o baixista Stanley Clarke são alguns dos artistas internacionais do evento que contará também com um time de peso do Brasil formado, entre outros, pelo violonista Yamandu Costa, o bandolinista Hamilton de Holanda e o multi-instrumentista Hermeto Pascoal.

O Rio Montreux Jazz Festival é a versão brasileira do Montreux Jazz Festival, que acontece desde 1967, na Suíça. Seu QG no Rio será no Pier Mauá. Nos armazéns 2 e 3, artistas se revezarão em três palcos batizados Ary Barroso, Tom Jobim e Villa-Lobos. Juntos, têm capacidade para receber até seis mil pessoas, por dia, sendo que, somente o Villa-Lobos, comporta até 3,5 mil pessoas. No local, haverá áreas de convivência com bares e food trucks. Por lá, o evento é pago, com ingressos que vão de R$ 25 a R$ 187.

O Pianista pernambucano Amaro Freitas abre o festival com apresentação na quinta-feira, às 18h30, no palco Ary Barroso. Às 19h30, tem Quarteto Jobim e Maria Rita, no Tom Jobim. No mesmo palco, às 22h, entra em cena Al Di Meola e grupo.

Os encontros artísticos também marcarão presença no festival. Vai ter Frejat com Pitty e Zeca Baleiro; conexão Brasil Cuba com Ivan Lins, Chucho Valdés e Irakere; e “diálogo” de guitarras Davi Moraes, Jr. Tostoi e Pedro Baby.

Free Jazz

Nos bairros do Catete, Ipanema, Tijuca, Barra e Madureira acontecem a programação gratuita do evento. Os locais são, respectivamente, Largo do Machado, Praça Nossa Senhora da Paz, Praça Varnhagem, Parque das Rosas e Parque de Madureira. Lá, no palco Pixinguinha, uma homenagem a Paulo Moura vai transformar o local em uma grande gafieira, comandada por Ani Spielmann e Orquestra Gafieirando.

Programação completa

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page