top of page
  • Sônia Apolinário

A moda carioca ocupa a Casa da Marquesa de Santos

O Museu da Moda Brasileira que funciona na Casa da Marquesa de Santos, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, terá um final de semana fashion. De hoje (sexta-feira, dia 20) até domingo (22) acontece a primeira edição do ano do Circuito Moda Carioca. Novas coleções, peças em liquidação, oficinas e palestras estão à espera do público. No jardim, a área gastronômica terá uma versão pocket da tradicional Gastrobeer com opções de cerveja artesanal.

Cerca de 60 expositores participam do Circuito. Será possível encontrar moda feminina, masculina, íntima, praia, fitness, infantil e acessórios. Peças de coleções passadas terão desconto de até 80%. Nesta edição, oficinas ficarão por conta das profissionais da Retalho Carioca que criam peças a partir de material de reaproveitamento da indústria.

A primeira delas será oferecida hoje às 15h. Bonecas serão criadas com retalhos, cola acrilom e renda. Amanhã, o tema será "Garrafa de vidro decorada" com o uso de retalhos e barbante colorido. Já no domingo, serão produzidas corujas de feltro com acrilom, linha de crochê, botões e cola.

No sábado também será realizada uma palestra. Às 16h, a consultora de estilo Ana Soares vai ensinar a criar looks com peças garimpadas em diferentes lugares. Em comum, todas têm baixo preço. As inscrições, tanto para as oficinas quantos para a palestra, são gratuitas e devem ser feitas no site do evento

No quesito comidas e bebidas, uma mini versão da Gastrobeer ocupará os jardins do Museu da Moda. Isso significa que as cervejas artesanais marcarão presença. Normalmente, a Gastrobeer tem como "residência" a Quinta da Boa Vista, onde morava D. Pedro I, que fica bem perto da casa onde a Marquesa de Santos foi morar.

O Museu

A Casa da Marquesa de Santos foi presente do Imperador D. Pedro I para Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, em 1827, que ali viveu até 1829.

Raro exemplar arquitetônico do século XIX, é uma das primeiras edificações tombadas pelo IPHAN, em 1938. Projetada por Jean Pierre Pézerat, arquiteto do Imperador, é adornada com pinturas decorativas de Francisco Pedro do Amaral e trabalhos em estuque dos irmãos Ferrez. A Casa da Marquesa apresenta uma aura graciosa e romântica, mesclando temas do universo feminino com o universo neoclássico.

O Museu da Moda Brasileira é o primeiro museu brasileiro dedicado ao universo dos costumes e da moda no Brasil. O acervo reúne peças que vão do uso cotidiano à alta costura. A coleção parte da própria Casa da Marquesa como a peça número 1 deste acervo, contando também com objetos e acessórios do século XIX. Há roupas, acessórios e objetos da época em que o Rio de Janeiro era capital do Império, com modelos usados por D. Pedro I e Domitila, chegando à peças dos anos 1950 e 1970.

Casa da Marquesa de Santos fica na Av. Pedro II, 293, São Cristóvão, RJ

O Circuito Moda Carioca será realizado de hoje (sexta) a domingo (21) das 12h às 21h.

Veja aqui mais detalhes a respeito do local que serviu de cenário para um romance real.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page