top of page
  • Sônia Apolinário

Novo mural de Eduardo Kobra em Niterói



Com 35,14 metros de largura por 7,90 metros de altura, o mural do paulista Eduardo Kobra fica no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), na Av. Marquês do Paraná, no Centro de Niterói (RJ).


Com quase 300 metros quadrados, demorou 10 dias para ser concluído. Homenageia niteroienses e paisagens icônicas da cidade, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC). Passou a fazer parte da paisagem da cidade no dia 27 de fevereiro, quando foi inaugurado.


Essa é a segunda obra do artista na cidade: ele ilustra uma das paredes da Oncomed Oncologia, em São Francisco.


Uma das três crianças retratadas é o filho do muralista, Pedrinho, de seis anos de idade.


"É uma mensagem forte. Lutamos pelo futuro do planeta, da humanidade e, claro, dos nossos próprios filhos. A preservação das nascentes, mananciais, oceanos e das águas em geral, é importantíssima e indispensável para todo o ser humano. A mensagem do mural de Niterói é, de certa forma, também a mensagem que procurei transmitir ao pintar o mural ‘The Future is Now!’, em setembro do ano passado, na fachada da ONU, em Nova York: O que a gente faz agora reflete para as próximas gerações. Quanto mais a gente cuidar do planeta, nós mesmos colheremos os frutos disso”, afirma Kobra.


Sobre Eduardo Kobra


Eduardo Kobra, 48 anos, tem 3 mil murais, em cerca de 35 países, e em diversos estados brasileiros. Em todos os trabalhos, o artista busca democratizar a arte e transformar ruas, avenidas, estradas e até montanhas em galerias a céu aberto.


Dois desses murais entraram no Guinness Word Record como o “maior mural do mundo”. Primeiro “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, com cerca de 3 mil metros quadrados e, depois, o “Mural do Chocolate”, localizado na rodovia Castelo Branco, em Itapevi, São Paulo, com 5.742 metros quadrados.


Em setembro do ano passado, Kobra fez o mural “The Future is Now!”, de 24 metros de comprimento por 14 metros de altura (336 metros quadrados), em uma das fachadas da Organização das Nações Unidas, em Nova York, cidade onde podem ser vistas 22 de suas obras.


Sobre o Hospital Universitário Antônio Pedro


Inaugurado em 15 de janeiro de 1951, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), da Universidade Federal Fluminense, é a maior e mais complexa unidade de saúde da Grande Niterói, considerado na hierarquia do SUS como hospital de nível terciário e quaternário.


A unidade oferece serviços de alta complexidade em 29 especialidades clínicas e 17 cirúrgicas, além de exames laboratoriais e de imagem, internação, UTI adulto e UTI neonatal, urgência e emergência referenciada, farmácia ambulatorial, transplante de rim e de córnea, atendimento multiprofissional e tratamento oncológico. Também possui banco de sangue e banco de leite.


Desde 2016, o Huap é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra 41 hospitais universitários no Brasil. Além da cidade de Niterói, o hospital atende pacientes vindos de outros seis municípios.

Destaques
Últimas
bottom of page