• Sônia Apolinário

Masterpiece tira a Brut IPA da geladeira

Vênus é a Brut IPA recém-lançada pela cervejaria Masterpiece, de Niterói (RJ). Esse estilo deixa a cerveja com alma de espumante. Foi criado em 2017 por um cervejeiro norte-americano que, inicialmente, tentava melhorar as receitas das suas Stouts.

No ano seguinte, vários cervejeiros brasileiros apostaram muitas fichas no novo estilo. Porém, para o frisson que a novidade causou, as apostas não se concretizaram.


A maioria dos que produziram rótulos de Brut IPA, já não faz mais a cerveja. Ouvi de um deles que as Sours acabaram por roubar a cena por oferecer também refrescância borbulhante. E os fãs desse tipo de cerveja começaram a dispensar doses elevadas de amargor. Tanto é assim que teve quem chamasse sua Brut IPA de IPA Sparkling e, depois, foi mudando a receita até transformá-la em uma Sour.


E eis que a Masterpiece tirou a Brut IPA da geladeira. Se é verdade que o estilo estava afastando quem não queria muito amargor, a Vênus resolveu esse problema com seus 9 IBU.


No serviço, a cerveja apresentou espuma branca farta, de formação irregular, que se “dissolve” rapidamente como acontece com os espumantes. Também como os espumantes, apresenta intensa perlage.


No aroma e no sabor, o que temos é um delicado frutado puxado para o cítrico em um fundo floral proveniente dos lúpulos. Sendo uma brut, o final do gole só poderia ser seco, em uma bebida de alta carbonatação e corpo leve. O meu último serviço deixou a então cerveja amarela clara brilhante um pouco turva.


Quem adora espumante, mas acha que uma garrafa de 750 ml é muita coisa, a Vênus chega em lata de 473 ml. Um espumante pode ter entre 7% e 14% de teor alcoólico. A Vênus tem 11,5%, mas você não repara. Talvez somente na hora de se levantar da cadeira.


Conheça a história da criação do estilo Brut IPA, aqui


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário