Marcas de Niterói levarão mais de 60 rótulos para o Mondial de la Bière 2025
- Sônia Apolinário
- há 8 horas
- 4 min de leitura

Pela primeira vez, as cervejarias de Niterói participantes do Mondial de la Bière estarão juntas, no evento. Serão nove marcas que ocuparão, lado a lado, o Pavilhão 5 do Pier Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro, de 11 a 14 de setembro.
A novidade deve-se a uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por intermédio do programa Niterói Cervejeiro, que custeou o espaço para a participação das marcas. A maioria não tinha planos de ir para o Mondial este ano.
Um dos articuladores desse movimento foi André Valle, CEO das cervejarias Masterpiece e Máfia, falecido na terça-feira (11). Suas marcas mantiveram a participação no festival.
Confira o que as cervejarias niteroienses vão apresentar no Mondial.
Masterpiece, Máfia e Maldita
A Cervejaria Masterpiece levará como novidade exclusiva para o festival, o rótulo Goya, uma Blonde Ale Cheese Cake com Lactose e Frutas Vermelhas, “que promete surpreender o público com sua ousadia e equilíbrio entre dulçor e frescor”.
No stand também serão encontrados rótulos premiados como a Mona Lisa (Catharina Sour com Morango e Siriguela), a Van Gogh (Dark Sour com Mirtilo e Framboesa) e a Michelangelo (West Coast Double IPA).
A Máfia fará dois lançamentos, no evento: a Lake Placid (Blond Ale com Laranja) e a Cartagena (Catharina Sour com Manga e Maracujá).
Nos taps, ainda, as suas tradicionais New York (Premium American Lager), Sicilia (Witbier) e New Orleans (American Stout).
A Maldita, marca incubada pela Masterpiece, estará com seus quatro rótulos: IPA, Witbier e Red Ale, Pilsen
Belgarioca
A marca que só produz cervejas de estilo belga vai levar quatro rótulos para o Mondial: Caribelga (Tripel), Gold Label (uma Tripel envelhecida em barril de carvalho francês), Quad (Quadrupel) e a best-seller da marca, a Atomium (Belgian Single Ale).
A Belgarioca vai dividir um stand com a Brewlab
Brewlab
A cervejaria vai apresentar duas novas experiências: TDAH e Rebirth. A primeira é uma New England DIPA com 8,5% ABV e três Dry Hop; a segunda, é uma Russian Imperial Stout (RIS), com 10% ABV, blendada com uma festejada Imperial Porter (RIP) da marca, que está envelhecendo há alguns anos em barril de Amburana.
Além disso, terá dois rótulos já clássicos: Flor de Laranjeira e IPAcoatiara
Além de dividir um stand com a Belgarioca, a Brewlab também poderá ser encontrada em um dos espaços da Malteca, com os mesmos rótulos.
Malteca
A marca terá três estandes. Um deles terá 13 torneiras somente com seus chopes; um outro terá um fermentador como destaque. Lá dentro, só Pilsen, de onde o público poderá se servir.
O terceiro será dividido por marcas que produzem, atualmente, como ciganos, na fábrica da Malteca, em Jurujuba: BrewLab, DuWald Cervejaria e Riotap.
- Queremos reforçar a ideia que somos uma fábrica que atende ciganos. Temos a expectativa de atrair novos clientes – explicou Diego Verticchio, um dos sócios da cervejaria.
Cardápio

Ao todo, a Malteca fará nove lançamentos. São os rótulos nas linhas roxo e azul, além de dois da linha verde: Lupulos Carioca (feita com lúpulos do estado do Rio de Janeiro) e Tropical Yellow Ale.
Matisse
No Mondial de la Bière de 2025, a Matisse vai lançar dois rótulos: Abaporu e Zelda.
O Abaporu é uma Gose com azeitona, inspirada no drink Dirty Martini (Dirty Martini Gose). O nome é uma homenagem à artista brasileira Tarsila do Amaral, principalmente a sua principal obra Abaporu, que vai inspirar também a decoração do stand.
- Assim como no drink ela utiliza a salmoura da azeitona, que é a fonte de sal para a Gose e também utiliza a própria azeitona como um toque de finalização – explicou Mario Jorge, sócio da marca.
Zelda é uma Brett IPA, em homenagem a artista Zelda Fitzgerald.
Outros oito rótulos vão abastecer os taps da marca no evento: Lydia (Coffee IPA), Gatsby (American IPA), Sayre (IPA), Maruhy (American Stout), Maruhy Ice (Ice Stout), Amélie (APA), Saboya (Catharina Sour) e Shandy Sour (Shandy).
Noi
A marca não fará lançamentos no evento. Seu stand terá nove torneiras que serão abastecidas com:
Bionda - American Lager (ABV: 4,5% | IBU: 11)
Oro - Helles (ABV: 4,5% | IBU: 9)
Avena - Belgian Pale Ale (ABV: 5,4% | IBU: 23)
Sicilia - Witbier (ABV: 4,5% | IBU: 10)
Fiorella - West Coast IPA (ABV: 6,4% | IBU: 67)
Nuova Terra - New England IPA (ABV: 6,4%
Cioccolato - Imperial Stout com nibs de cacau (ABV: 12% | IBU: 54)
Barile - Wood Aged Imperial Stout (ABV: 12% | IBU: 54)
Passione - Flanders Oud Bruin (ABV: 12% | IBU: 24)
Fractal
A marca fará cinco lançamentos no Mondial:
Sour de Seriguela, Sour de framboesa, RIS envelhecida com Amburana, Wild Ale e Imperial RED IPA.
O stand terá, ao todo, 12 torneiras onde poderão ser encontradas também as IPAs com Cacau e Manga, Pilsen, Red Ale, NEIPA e as Sours de Goiaba e Manga.
Leia também: Como será a edição 2025 do Mondial de la Bière
Serviço
Local: Pier Mauá - Av. Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá
Horários: quinta-feira e sexta-feira, das 16h à 0h; sábado, das 14h à 0h; domingo, das 13h às 21h
Ingressos: a partir de R$ 120