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Marcas de Niterói levarão mais de 60 rótulos para o Mondial de la Bière 2025

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • há 8 horas
  • 4 min de leitura

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Pela primeira vez, as cervejarias de Niterói participantes do Mondial de la Bière estarão juntas, no evento. Serão nove marcas que ocuparão, lado a lado, o Pavilhão 5 do Pier Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro, de 11 a 14 de setembro.

 

A novidade deve-se a uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por intermédio do programa Niterói Cervejeiro, que custeou o espaço para a participação das marcas. A maioria não tinha planos de ir para o Mondial este ano.




Um dos articuladores desse movimento foi André Valle, CEO das cervejarias Masterpiece e Máfia, falecido na terça-feira (11). Suas marcas mantiveram a participação no festival.


Confira o que as cervejarias niteroienses vão apresentar no Mondial.

 

Masterpiece, Máfia e Maldita

 

A Cervejaria Masterpiece levará como novidade exclusiva para o festival, o rótulo Goya, uma Blonde Ale Cheese Cake com Lactose e Frutas Vermelhas, “que promete surpreender o público com sua ousadia e equilíbrio entre dulçor e frescor”.

 

No stand também serão encontrados rótulos premiados como a Mona Lisa (Catharina Sour com Morango e Siriguela), a Van Gogh (Dark Sour com Mirtilo e Framboesa) e a Michelangelo (West Coast Double IPA).

 

A Máfia fará dois lançamentos, no evento: a Lake Placid (Blond Ale com Laranja) e a Cartagena (Catharina Sour com Manga e Maracujá).

 

Nos taps, ainda, as suas tradicionais New York (Premium American Lager), Sicilia (Witbier) e  New Orleans (American Stout).

 

A Maldita, marca incubada pela Masterpiece, estará com seus quatro rótulos: IPA, Witbier e Red Ale, Pilsen

 

Belgarioca

 

A marca que só produz cervejas de estilo belga vai levar quatro rótulos para o Mondial: Caribelga (Tripel), Gold Label (uma Tripel envelhecida em barril de carvalho francês), Quad (Quadrupel) e a best-seller da marca, a Atomium (Belgian Single Ale).

 

A Belgarioca vai dividir um stand com a Brewlab

 

Brewlab

 

A cervejaria vai apresentar duas novas experiências: TDAH e Rebirth. A primeira é uma New England  DIPA com 8,5% ABV e três Dry Hop; a segunda, é uma Russian Imperial Stout (RIS),  com 10% ABV, blendada com uma festejada Imperial Porter (RIP) da marca, que está envelhecendo há alguns anos em barril de Amburana.

 

Além disso, terá dois rótulos já clássicos: Flor de Laranjeira e IPAcoatiara

 

Além de dividir um stand com a Belgarioca, a Brewlab também poderá ser encontrada em um dos espaços da Malteca, com os mesmos rótulos.

 

Malteca

 

A marca terá três estandes. Um deles terá 13 torneiras somente com seus chopes; um outro terá um fermentador como destaque. Lá dentro, só Pilsen, de onde o público poderá se servir.

 

O terceiro será dividido por marcas que produzem, atualmente, como ciganos, na fábrica da Malteca, em Jurujuba: BrewLab, DuWald Cervejaria e Riotap.

 

- Queremos reforçar a ideia que somos uma fábrica que atende ciganos. Temos a expectativa de atrair novos clientes – explicou Diego Verticchio, um dos sócios da cervejaria.

 

Cardápio


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Ao todo, a Malteca fará nove lançamentos. São os rótulos nas linhas roxo e azul, além de dois da linha verde: Lupulos Carioca (feita com lúpulos do estado do Rio de Janeiro) e Tropical Yellow Ale.


Matisse

 

No Mondial de la Bière de 2025, a Matisse vai lançar dois rótulos: Abaporu e Zelda.

 

O  Abaporu é uma Gose com azeitona, inspirada no drink Dirty Martini (Dirty Martini Gose). O nome é uma homenagem à artista brasileira Tarsila do Amaral, principalmente a sua principal obra Abaporu, que vai inspirar também a decoração do stand.

 

- Assim como no drink ela utiliza a salmoura da azeitona, que é a fonte de sal para a Gose e também utiliza a própria azeitona como um toque de finalização – explicou Mario Jorge, sócio da marca.

 

Zelda é uma Brett IPA, em homenagem a artista Zelda Fitzgerald.

 

Outros oito rótulos vão abastecer os taps da marca no evento:  Lydia (Coffee IPA), Gatsby (American IPA), Sayre (IPA),  Maruhy (American Stout), Maruhy Ice (Ice Stout), Amélie (APA), Saboya (Catharina Sour) e Shandy Sour (Shandy).

 

Noi

 

A marca não fará lançamentos no evento. Seu stand terá nove torneiras que serão abastecidas com:

Bionda - American Lager (ABV: 4,5% | IBU: 11)

Oro - Helles (ABV: 4,5% | IBU: 9)

Avena - Belgian Pale Ale (ABV: 5,4% | IBU: 23)

Sicilia - Witbier (ABV: 4,5% | IBU: 10)

Fiorella - West Coast IPA (ABV: 6,4% | IBU: 67)

Nuova Terra - New England IPA (ABV: 6,4%

Cioccolato - Imperial Stout com nibs de cacau (ABV: 12% | IBU: 54)

Barile - Wood Aged Imperial Stout (ABV: 12% | IBU: 54)

Passione - Flanders Oud Bruin (ABV: 12% | IBU: 24)

 

Fractal

 

A marca fará cinco lançamentos no Mondial:

Sour de Seriguela, Sour de framboesa, RIS envelhecida com Amburana,  Wild Ale e  Imperial RED IPA.

 

O stand terá, ao todo, 12 torneiras onde poderão ser encontradas também as IPAs com Cacau e Manga, Pilsen, Red Ale, NEIPA e as Sours de Goiaba e Manga.



Serviço

 

Local: Pier Mauá - Av. Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá

 Horários: quinta-feira e sexta-feira, das 16h à 0h; sábado, das 14h à 0h; domingo, das 13h às 21h 

Ingressos: a partir de R$ 120

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