• Sônia Apolinário

Festival da UFRJ vai apontar futuros possíveis em mais de 500 atividades ao vivo e online

Esta semana (de 12 a 16 de julho), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza a segunda edição do “Festival do Conhecimento UFRJ – Futuros Possíveis”. A proposta deste ano é apontar caminhos para questões urgentes no futuro da ciência, educação, cultura e meio ambiente. A programação é virtual e gratuita. A abertura será às 9h, com a Reitora Denise Pires de Carvalho e convidados.

Entre os temas que compõem o evento estão inteligência artificial, cidades sustentáveis, afrofuturismo, diversidade, vacinas, mundo do trabalho pós-covid, apresentações culturais e os futuros da educação, das cidades e das democracias.


Serão 550 atividades ao vivo e 700 atividades gravadas, num total de 1.259 trabalhos submetidos por professores, técnicos, estudantes e terceirizados.

Dentre os participantes das mesas virtuais estão professores e pesquisadores da UFRJ como o epidemiologista Roberto Medronho; a engenheira química Leda Castilho, coordenadora das pesquisas da UFRJ-Vac, vacina contra a Covid-19 e o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro.

O educador José Pacheco, criador da Escola da Ponte; Paulo Lee Ho (Instituto Butantan); Marco Krieger (Fiocruz); a liderança indígena Ailton Krenak e a diretora da Anistia Internacional Jurema Werneck se juntam à lista, que terá mais de 50 destaques.

E entre um debate e outro, acontecem shows musicais com artistas como Pretinho da Serrinha, Margareth Menezes e Teresa Cristina.


A partir do dia 12, será possível visitar a exposição virtual “Metaversidade”, um espaço virtual onde novos encontros tornam-se possíveis. O ambiente é desenvolvido pelo Núcleo de Mídias Digitais (NuMiDi), do Programa de Mídias Criativas da ECo/UFRJ (PPGMC). Você poderá caminhar pelo metaverso durante todo o Festival, deixar seu recado no painel coletivo e ainda curtir o show do DJ Rogério Galalau, que se apresenta no último dia, 16 de julho, às 17 horas.

Visite a exposição

Participe do debate e show do DJ Galalau

Confira toda a programação e os convidados do festival

Acompanhe a cobertura das mesas pelo Instagram

Acompanhe o primeiro dia aqui






Destaques
Últimas