Eleição 2026: Retotalização de votos aponta Douglas Ruas como novo governador do Rio de Janeiro

Neste sábado (10), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Claudio de Mello Tavares, conduziu a cerimônia de retotalização dos votos para o cargo de governador nas Eleições de 2026, realizada no Palácio da Democracia, sede do Tribunal, no Centro do Rio. O procedimento indicou que os 4.271.199 votos obtidos por Douglas Ruas (PL) no primeiro turno das eleições, em 4 de outubro, alcançaram mais da metade dos votos válidos (8.394.627), resultado suficiente para considerá-lo vencedor do pleito, sem necessidade de segundo turno. Douglas Ruas é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
A retotalização foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral, após confirmar o indeferimento do registro de candidatura de Anthony Garotinho (Republicanos) e considerar nulos os 274.411 votos do candidato, excluindo-os para fins de cálculo do percentual de votos válidos. Com o procedimento, Douglas Ruas passou de 49,27% dos votos válidos para 50,88%; e Eduardo Paes passou de 42,76% para 44,16%. De acordo com a Constituição Federal, é considerado eleito no primeiro turno o candidato a presidente da República ou a governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os brancos e nulos.
- O Plenário desta Corte julgará eventuais reclamações, apreciará o relatório [da Comissão Apuradora] e proclamará o resultado definitivo em sessão plenária, no dia 15 de outubro, às 15h. Enquanto o Plenário não decidir, os preparativos e a propaganda eleitoral do segundo turno para governador permanecem suspensos - afirmou o presidente do TRE-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares.
O relatório "Resultado da Totalização" foi assinado pela Comissão Apuradora, composta pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Fernando Chagas; o desembargador eleitoral Fábio Porto, além do presidente do TRE-RJ, desembargador Claudio Mello.
A retotalização é o procedimento pelo qual a Justiça Eleitoral atualiza o resultado de um pleito após decisões judiciais que alteram a situação jurídica de candidatos, partidos, coligações ou federações. A retotalização não é uma recontagem de votos: a apuração registrada nas urnas permanece rigorosamente a mesma. O que muda é apenas o cálculo matemático feito pelo sistema da Justiça Eleitoral para definir quais votos são legalmente considerados válidos para a proclamação do resultado final.
- Não há voto novo. Os votos são exatamente os mesmos que os fluminenses depositaram nas urnas no dia 4 de outubro. O que muda é a base do cálculo - explicou o magistrado.
A sessão de julgamento do TSE que confirmou o indeferimento do registro de candidatura de Garotinho aconteceu nesta quinta-feira (8). No mesmo dia, após ser notificado da decisão, o TRE-RJ disponibilizou o edital de convocação dos partidos políticos, das federações partidárias, do Ministério Público Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil foi disponibilizado no Diário da Justiça eletrônico (DJe) cumprindo o prazo mínimo legal de publicação com pelo menos dois dias de antecedência, estipulado pela Resolução 23.669/2021.
Novos mandatários
Douglas Ruas (PL), de 37 anos, é policial civil e advogado. Nascido em São Gonçalo, é filho do prefeito do município, Capitão Nelson. Foi secretário de estado de Cidades do governo Claudio Castro.
Ruas tem como vice-governadora Fernanda Louback (PL), então vereadora de Niterói. Na nova gestão, ela ficará à frente da Secretaria de Estado da Inclusão e da Mulher.
Fonte: TRE-RJ
































Comentários