• Sônia Apolinário

A gaúcha Alem Bier é a melhor cervejaria do Concurso Brasileiro de Cerveja 2022

A Alem Bier, de Flores da Cunha (RS), levou o título de melhor cervejaria no Concurso Brasileiro de Cervejas 2022. Nessa categoria, a Blumenau (SC) ficou com a medalha de prata e a Sabores do Malte (PR) com a de bronze. A cerimônia de premiação foi presencial, realizada na noite de terça-feira, 8 de março, no Don Concept Hall, em Blumenau (SC), com transmissão ao vivo da distribuição de medalhas.



Leia também: Vinícola gaúcha cria a cervejaria Alem Bier


A melhor cerveja (Best of Show) ficou para o rótulo CraftLab Grodziskie, da Cerveja Blumenau. Grodziskie é um estilo histórico polonês, produzido há mais de 700 anos e resgatado há pouco mais de dez anos, no Leste Europeu.


As medalhas de prata e bronze, na categoria Best of Show foram, respectivamente, para a Catharina Sour caju e pitanga (cervejaria Unika, SC) e B7 (cervejaria Bragantina, SP, estilo Experimental IPA).

A 10ª edição do evento teve mais de 3,5 mil amostras inscritas. O concurso contou com 3.635 rótulos de 587 cervejarias de todo o país, o que representou um aumento de 15% e 26%, respectivamente, em relação ao evento de 2021 cuja cerimônia de premiação foi inteiramente virtual. Ao todo, foram distribuídas 118 medalhas de bronze, 108 de prata e 106 de ouro.


Mais uma vez, Niterói (RJ) marcou presença na premiação. A cervejaria Masterpiece ganhou quatro medalhas: 1 de prata e 3 de bronze.


Participaram do concurso 106 jurados de 21 países. Entre eles estava a ucraniana Lana Svitcnkova. Ela mora na Suíça, mas sua família ainda vive no seu país natal, atualmente em guerra com a Rússia. Por conta da data da premiação, ela foi homenageada pelo Dia Internacional da Mulher.


A edição de 2022 do concurso foi marcado pelo boicote de várias marcas, pelo mesmo motivo: não aceitaram a presença, na equipe de organização, de uma pessoa acusada de cometer atos racistas contra uma beer sommelière, em 2020.


CraftLab Grodziskie


Criada dentro do projeto Blumenau Craftlab, que produz rótulos especiais de forma sazonal, a Craftlab Grodziskie segue um estilo histórico polonês, criado entre os séculos XVI e XVII e produzida por poucas cervejarias no mundo. Leva malte de trigo defumado em carvalho e é uma Ale leve e refrescante. O rótulo já tinha conquistado duas medalhas de prata em 2021: no Concurso Brasileiro de Cervejas e no Brasil Beer Cup.


“Estamos muito felizes por todos os resultados. Este, especificamente, por conta do alto nível dos juízes e por sabermos que alguns vieram da Polônia, país que deu origem ao estilo Grodziskie”, comenta Marcos Guerra, cervejeiro da Cerveja Blumenau. “Este é um prêmio dedicado à nossa equipe, que aposta cada vez mais em inovação e qualidade, e para os nossos pontos de vendas, que estão reafirmando a confiança nos nossos produtos e levando para os consumidores nossas novas criações”.


Leia mais: Museu da Cerveja passa ser administrado pelos donos da Cerveja Blumenau



Confira todos os premiados, aqui


Leia ainda: Rótulo da Alem Bier, Merlot Grape Ale conquista título de melhor cerveja do Brasil

Destaques
Últimas