top of page
  • Sônia Apolinário

Viva Magenta é a cor de 2023 da Pantone

Corajosa e destemida. Uma cor pulsante cuja exuberância promove uma celebração alegre e otimista, escrevendo uma nova narrativa. Assim, Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto Pantone, definiu a Viva Magenta (PANTONE 18-1750) cor escolhida para representar o ano de 2023.


É o sistema cromático da marca norte-americana que padroniza as indústrias têxtil e gráfica, em todo o mundo.


“A Cor do Ano do novo ano é poderosa e empoderadora. É um novo vermelho animado que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a auto-expressão sem restrições. Um tom eletrizante e sem limites que se manifesta como uma declaração de destaque. Viva Magenta dá as boas-vindas a todas e a todos com a mesma energia de vida e espírito rebelde. É uma cor audaciosa, cheia de humor e inclusiva para todos”, afirmou Leatrice.


Segundo ela, apesar de estarmos vivendo na era da tecnologia, a empresa procurou se inspirar na natureza e no que é real. Assim, Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho do inseto cochonilha, que fornece um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, “bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu”.


Com a cor, a proposta é a reconexão com a matéria original, “invocando as forças da natureza” para “galvanizar nosso espírito, ajudando-nos a construir nossa força interior”.


Para compensar tanta vibração, a palheta de cores complementares sugeridas é bem “calminha”













Destaques
Últimas
bottom of page