top of page
  • Sônia Apolinário

Um 'mapa da mina' para encontrar grandes cervejas no Mondial de la Bière



A edição 2023 do Mondial de la Bière será realizada entre os dias 11 e 15 de outubro, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Cerca de 100 cervejarias participam do evento, seja em stands próprios ou coletivos.


Lupulinário deu um zoom nesse que é o maior evento cervejeiro do país e destacou algumas novidades. Este ano, o Mondial está completando dez anos.



Sundog


A marca carioca especializada em cervejas históricas é veterana do festival. Porém, pela primeira vez, todos os seus rótulos já produzidos estarão disponíveis durante o evento. E com direito a dois lançamentos.


São 16 cervejas, no total, que irão abastecer 12 torneiras. Os lançamentos, comentados por Sergio Fonchaz, cervejeiro e um dos sócios da marca, são:


Salem (Abv 7% IBU 30), New England IPA – “Mais um capítulo da nossa homenagem às bruxas. Desta vez, homenageamos as mulheres enforcadas como bruxas em Salem, na Nova Inglaterra (EUA). Será servida, como a sua irmãzinha Black Magic, com uma pétala de rosa, porém na cor amarela”. O serviço da Black Magic é finalizado com uma pétala de rosa vermelha.

Quem experimentar a Salem e a Black Magic (Dark Strong Ale) ganha uma “Lembrança das Bruxas”: um patuá medieval, feito com “elementos mágicos” das cervejas da marca: um grão de café, uma folha de sálvia, um pedaço de canela e um grão de sal grosso. Tudo guardado em um saquinho rústico adornado com o carimbo da Sundog.


Chaimasala (Abv 7% IBU 15), Historical Indian Ale – “Uma cerveja histórica indiana que remete aos temperos, aromas e sabores de uma das civilizações mais antigas do mundo ainda em pé: a Índia. Homenageia a luta contra a colonização inglesa, a Companhia das Índias, e a afirmação da identidade cultural do país”.


Os outros rótulos da marca no Mondial são: Dogfest (Festbier), Bretwalda (British Ale), Hella (Dampfbier), Flower Sour (Aboriginal Sour), Awari (Alto Xingu Ale), Burukutu (African Horn Ale), Gods IPA (Native American IPA), Xokolatl (Mayan Ancient Ale), Ode a Hesat (Egyptian Ancient Ale), Sahti, 3 anos (Viking Strong Ale), Ode a Ninkasi (Sumerian Ancient Ale), Dogfather (Prohibition Lager), Jack The Ripper, 4 anos (Tennessee Old Ale) e Pictii, 4 anos (Old Celtic Braggot) - uma das cervejas com maior teor alcoólico do festival: 18% e uma das doses mais caras: R$ 78, 00, 200 ml.


Além Bier


A cervejaria que pertence à vinícola Monte Reale, da cidade gaúcha de Flores da Cunha, participa do Mondial pela primeira vez. Por dois anos consecutivos (2023 e 2022), foi eleita a melhor cervejaria do país pelo Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC).


A marca vai levar 29 rótulos para o festival. Dentre eles, Angelina, (colaborativa com Balbúrdia Cervejeira) e French Oak Saison #2 (colaborativa com Suricato Ales) que levaram, respectivamente, medalhas de ouro e prata, no CBC de 2023.


Vários rótulos são do estilo Italian Grape Ale, que fica na fronteira entre o vinho e a cerveja. É uma bebida produzida através de um processo cervejeiro, mas que leva adição de uvas viníferas na etapa de fermentação ou de maturação. Mas não se engane. Trata-se de cerveja e o stand da Além Bier é uma oportunidade para conhecer o estilo. Vários rótulos têm 13% de teor alcoólico, com doses de 200 ml saindo por até R$ 55,00.


Dádiva


A cervejaria de Várzea Paulista (SP) costuma participar do Mondial, mas, este ano, só será encontrada no stand da Eisenbahn, marca que pertence ao grupo Heineken. E somente com um rótulo: uma Dunkel Weiss produzida junto com a própria Eisenbahn.


Essa cerveja foi feita na fábrica do Instituto da Cerveja Brasil (ICB), uma Cervejaria Escola, que fica em Indaiatuba (SP).

- Fomos convidados pela Eisenbahn para fazer essa cerveja. Dunkel Weiss é um estilo alemão e achamos que combinou com a parceria, além de termos um apreço especial por Dunkel. Nunca tínhamos produzido na fábrica do ICB. Nesse caso, trata-se de um lote pequeno, com foco no Mondial, então fez mais sentido produzir lá mesmo – contou Luiza Tolosa, responsável pela Dádiva que, na foto, aparece ao lado de Leandro Viu, representando o ICB e a Einsenbahn.


Sobre a não participação com stand próprio no Mondial, ela explicou que esse festival é um evento “muito difícil operacionalmente,além de extremamente cansativo”:


- Neste ano, decidimos não investir energia no evento – afirmou Luiza.


Ela mesma descreveu a Dunkel Weiss: “essa cerveja tem notas típicas da Weiss, ou seja, leves toques de banana (que nesta versão vem como banana passa) e de cravo, além de notas sutis de toffee, nozes e chocolate, provenientes dos maltes escuros utilizados na receita. Por ser de trigo, essa cerveja leve e refrescante, de apenas 5% de teor alcoólico, é cremosa na medida”.


Delirium


A Delirium está entre as cervejas artesanais mais queridas do mundo. No seu stand será possível encontrar outras preciosidades produzidas na Bélgica como St Bernardus, Chimay, Westmalle e Orval. Uma oportunidade de experimentar rótulos pra lá de clássicos.


Outra “ilha belga” no evento será no stand da Belgarioca, uma marca cigana de Niterói. Ao todo, nove cervejarias da cidade participam do evento. Saiba todos os detalhes sobre as marcas de Niterói no Mondial clicando aqui.


Estreantes


Também participam pela primeira vez do Mondial a Barão Bier e Sanandu, ambas de Nova Friburgo (RJ); a Brassaria Matriz, de Corrêas, e Colonus, de Petrópolis, também cidades da região serrana do Rio de Janeiro; a Maltz, de Maricá; Maldita, de Niterói, e Gallo, de Nova Iguaçu.


Concurso


Este ano, a divulgação do resultado do MBeer Contest voltará a ser feita durante o primeiro dia do evento. Trata-se de um concurso feito com rótulos que estão participando do próprio Mondial. Os vencedores usam as medalhas conquistadas como marketing para atrair o público que estará diante de tantas opções ao longo do evento.


Confira o cardápio de doses de todas as cervejarias com os respectivos preços, aqui


Serviço

Mondial de la Bière 2023 – Pier Mauá – Armazéns 3, 4 e 5

Endereço: Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, Rio de Janeiro

De 11 a 15 de outubro

11/10 – Quarta-feira: 18h às 00h

12/10 – Quinta-feira: 14h às 00h

13/10 – Sexta-feira: 14h às 00h

14/10 – Sábado: 14h às 00h – ESGOTADO

15/10 – Domingo: 13h às 22h

Menores de 18 anos, devidamente acompanhados dos responsáveis legais, podem entrar no evento exclusivamente mediante assinatura do termo de responsabilidade. Os termos de responsabilidade estarão disponíveis na bilheteria. Menores de 14 anos não pagam ingresso.

Opmerkingen


Destaques
Últimas
bottom of page