top of page

Rio de Janeiro agora tem uma Copa cervejeira para chamar de sua

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • 26 de ago.
  • 2 min de leitura


ree


Levantar e sacudir a poeira do atual momento do mercado da cerveja artesanal do estado do Rio de Janeiro. Esse é o objetivo da 1ª Copa Rio de Cerveja Artesanal. As inscrições estão abertas para envio de amostras.

 

De acordo com o Anuário da Cerveja 2025, elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Rio de Janeiro tinha 130 cervejarias em 2024, ano-base do levantamento. Significa que o estado, no ranking nacional, ocupa a mesma posição desde 2021: sexto lugar.

 

Além disso, o consumidor de cerveja artesanal do Rio já percebeu que muitas marcas desapareceram do mercado. No caso do juiz de concursos Davi Jardim, ele tem observado uma constante diminuição da participação de amostras do Rio de Janeiro nos eventos. Por isso idealizou a Copa Rio.

 

- A Copa pretende dar visibilidade para a produção do estado, dar uma agitada no mercado e contribuir para consolidar o Rio de Janeiro como um dos polos da cerveja artesanal no Brasil - afirmou Jardim, coordenador do evento.

 

Na empreitada, ele conta com dois parceiros: Fabricio Sayão e Leonardo Thuler. Os três são técnicos em Cervejaria pelo SENAI/FIRJAN e formação como sommelier. Jardim, além de juiz de concurso, é consultor; Sayão é ex-diretor de eventos da Acerva Carioca; e Thuler é sócio, cervejeiro responsável e sommelier da Alpendorf, marca de Nova Friburgo.

 

A Copa também pretende dar visibilidade para a produção de lúpulo do estado do Rio de Janeiro. Para isso, foi criado um estilo especialmente para a competição: o RJ Hop Beer.

 

As premiações serão por categoria de estilos (os listados no guia de estilos 2024 Brewers Association Beer Style Guidelines); Best of Show; melhores cervejarias por Região ( Rio de Janeiro e Grande Rio, Niterói, Região dos Lagos, Norte Fluminense,  Região Serrana, Vale do Paraíba e Costa Verde); melhor cervejaria; melhor brewpub e melhor cervejaria cigana.

 

As inscrições das amostras podem ser feitas até 31 de outubro. A inscrição para cada cerveja sai a R$180 (até 31 de agosto, depois passa para R$210).

 

A premiação será feita em uma festa a ser realizada dia 23 de novembro, no Booze Bar, no carioca bairro da Lapa.

Comentários


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page