Niterói terá eventos de surf em meio à alerta de ressaca
- Sônia Apolinário
- 31 de jul.
- 2 min de leitura

A Marinha do Brasil ampliou o alerta de ressaca no Rio e em Niterói até, pelo menos, às 9h de sexta (1º). O primeiro alerta, iniciado às 9h de terça-feira (29), tinha como término às 21h desta quinta-feira (31).
A previsão é de ondas de 3,5 m. E se essa informação pode ser um perigo para os banhistas, pode fazer a festa dos surfistas.
Nesta quinta-feira, a prefeitura de Niterói confirmou a realização da segunda etapa do Circuito ASN 2025 de surfe, no próximo final de semana, dias 2 e 3 de agosto, na praia de Itacoatiara. No local, com a ressaca, a pedra do Pampo, na divisa com a prainha, está sendo totalmente coberta pelas ondas. Aliás, a prainha desapareceu. Um trecho do lado oposto foi interditado pela prefeitura.

O Circuito ASN reúne atletas de diferentes categorias. A etapa de Itacoatiara é conhecida por oferecer condições de ondas que desafiam até os surfistas mais experientes.
IBW

Nesta sexta-feira, 1 de agosto, será aberta a janela para a realização da 7ª edição do Itacoatiara Big Wave (IBW). As provas, também na praia de Itacoatiara, poderão ser realizadas até setembro e são marcadas pelos organizadores em função das condições do mar. Um sinal amarelo é emitido de 5 a 7 dias antes, indicando a aproximação de um swell favorável, ou seja, previsão de ondas gigantes. Com a confirmação das condições, o sinal verde anuncia oficialmente a data da competição.
O campeonato internacional, que integra o calendário oficial do surfe, será realizado exclusivamente na modalidade Tow In, em que os atletas são rebocados por jet-skis até as ondas que podem atingir entre 4 e 6 metros. O campeonato terá transmissão ao vivo das finais pelo Sport TV.
Confira os participantes já confirmados:
Na categoria Times Masculinos duplas
• Lucas Chumbo e Pedro Scooby (BRA) - campeões de 2024.
• Gabriel Sampaio e Willyam Santana (BRA),
• Rodrigo Koxa e Vitor Faria (BRA),
• Nic Von Rupp (POR) e Clement Roseyro (FRA),
• Entre outros atletas do Chile, Itália e Inglaterra.
Na inédita categoria Times Mulher-Homem, as duplas femininas terão atuação sobre a prancha, enquanto os homens pilotam os jet-skis.
• Michelle des Bouillons e Ian Cosensa (BRA),
• Laura Coviella (ESP) e Willyam Santana (BRA),
• Flor Caram (ARG) e Rafael Tapia (CHI), entre outros.
Comentários