top of page
  • Sônia Apolinário

Niterói e a portuguesa Braga se tornaram cidades-irmãs

Quatro meses depois de se tornar “irmã” da cidade chinesa de Mianyang, Niterói se tornou irmã também da portuguesa Braga. O objetivo, segundo a prefeitura daqui, é “estabelecer parcerias comerciais e trocar informações para impulsionar e fomentar novos negócios”.



O protocolo de cooperação foi assinado nesta terça-feira (08/02). No documento, é proposto que as duas cidades realizem intercâmbios e cooperação em áreas como ciência e tecnologia, economia e comércio, desporto, agricultura, saúde, educação, cultura e turismo, além de incentivar o empreendedorismo jovem.


“Estamos dando um grande passo. Ambas as cidades, a partir deste documento, concordam em realizar intercâmbios, discutir e implementar questões de interesse comum, estreitando as relações diplomáticas. Será uma troca de experiências e de desenvolvimento recíproco. Cada cidade vai colaborar de uma forma. O Gabinete do Prefeito de Braga e o Escritório de Gestão de Projetos de Niterói atuam como coordenadores entre as duas cidades, com o apoio da nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Não tenho dúvida de que será uma troca muito promissora”, afirmou o prefeito Axel Grael.


O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, falou da importância do passo dado entre as cidades irmãs:


“Braga tem um papel muito importante no contexto econômico de Portugal e Niterói se destaca com projetos de visão empreendedora. Acreditamos que as cidades vão empreender juntas em vários sentidos”.


Braga tem uma expressiva colônia formada por brasileiros. Dois cariocas, inclusive, fundaram um bloco carnavalesco que tem agitado o Carnaval na cidade portuguesa. Um dos fundadores é casado com uma niteroiense.


Destaques
Últimas
bottom of page