Maricá dá início ao projeto “Vermelhinho das Águas”
- Sônia Apolinário

- 9 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de ago. de 2025

Depois do ônibus grátis, Maricá quer ter transporte aquaviário municipal gratuito para a população. Para isso, foi assinado um do termo de cooperação técnica entre o município e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), marcando o início do projeto “Vermelhinho das Águas”.
O objetivo da prefeitura é promover uma mobilidade urbana sustentável por meio do aproveitamento do complexo lagunar de Maricá. A proposta técnica do sistema prevê a implantação de estações nas orlas das Amendoeiras, em São José do Imbassaí; do Parque Nanci e de Araçatiba; além de pontos na Barra de Maricá, Jacaroá, Bambuí, Guarapina e Jaconé.
Pelos planos da prefeitura, o projeto vai interligar o transporte de passageiros ao escoamento de produtos maricaenses e será integrado ao “Caminho das Artes”, um futuro complexo de lazer e cultura com museus, praça, espaço de convivência e áreas de recreação.

A assinatura do convênio aconteceu na segunda-feira (11). Após a solenidade, as autoridades ligadas diretamente ao projeto fizeram visitas técnicas ao Boqueirão, Ponte Preta e Ponta Negra, percorrendo parte do trajeto previsto para o novo modal.
- A gente já vinha estudando o projeto há um ano antes de assinar esse acordo de cooperação com Maricá. Agora, daremos início aos estudos de viabilidade para confirmar se as áreas pré-escolhidas são viáveis. Depois vamos desenvolver o projeto executivo para começar as obras - disse Mauro Medeiros de Carvalho Junior, chefe do serviço de Engenharia Aquaviária do DNIT, sem, porém, fazer previsões sobre datas.
Em Florianópolis (SC) existe um transporte aquaviário do tipo, que liga grande parte da Lagoa da Conceição. A prioridade de embarque é para os moradores e carga. Sobrando lugar, os turistas podem ir a bordo. Ao longo da lagoa existem vários barzinhos, na beira da água. Pegar essa embarcação e ir parando em diferentes “pontos” é uma bela e antiga atração turística da cidade.
Matéria atualizada no dia 11 de agosto, após assinatura do convênio
































Bela iniciativa, parabéns!!