top of page

Guia cervejeiro para quem vai ver de perto a final da Libertadores em Lima

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • há 3 minutos
  • 2 min de leitura

ree

No próximo dia 29, em Lima, será disputada a final (brasileira) da Copa Libertadores entre Flamengo e Palmeiras. Que brasileiros vão invadir a capital do Peru, não resta dúvida.

 

Se futebol rima com cerveja, os torcedores não poderiam parar em melhor lugar. O Peru vive um boom de produção de cerveja artesanal. São pelo menos 60 pequenas cervejarias que fabricam mais de 200 variedades da bebida. Sem falar nas grandes marcas.

 

O primeiro cervejeiro artesanal do país foi o alemão Federico Bindels que criou, em 1863, a Pilsen Callao (nome de uma cidade portuária peruana). O tempo passou e a marca atualmente está nas mãos de um grande grupo que também é dono das marcas populares Cristal e Cusqueña.

 

Uma das marcas modernas mais badaladas do país, a Barbarian, desde 2019 faz parte do portfólio da AB Inbev do qual a brasileira Ambev faz parte. A marca tem oito bares, somente em Lima.

 

Várias marcas locais seguem oferecendo cervejas dos mais diferentes estilos com o uso dos mais diferentes ingredientes regionais nas suas receitas.

 

A Cerveza Cumbres, de Miraflores, Provincia de Lima, é uma das principais referências, no país, no uso ingredientes locais, incorporando produtos peruanos como quinoa e chicha de jora (uma bebida fermentada de milho) em suas cervejas.

 

Marcas que também se destacam são a Sierra Andina, produzida em Huaraz, que tem como principal referência o rótulo Inti Golden Ale e Zenith, de Cusco.


Legítimas made in Lima são as cervejarias Oveja Negra, considerada uma das mais inovadoras do país; Magdalena, que produz rótulos mais versáteis e fáceis de beber; e a Nuevo Mundo, que tem a fama de ser uma das melhores do país. Trata-se da primeira franquia de cerveja artesanal do Peru, especializada nos estilos belgas e alemães.


Já os melhores bares para beber cerveja artesanal, em Lima, segundo o site Peru21.pe são os seguintes:


Cervejaria 7 Vidas – produz cerca de 40 rótulos anulamente. Taproom: Rua Manuel Bonilla, 140, Miraflores.

 

Companhia de Cerveja Barranco – Conta com uma área de recreação no segundo andar e DJs ao vivo todos os fins de semana. Do bar, é possível acompanhar o processo de fabricação da cerveja. Endereço: Av. Grau 308, Barranco (bairro boêmio de Lima).

 

Dörcher Bier - Cervejaria artesanal e restaurante que preserva as tradições culinárias de suas origens europeias, fundindo-as com a criatividade peruana. Endereço: Avenida Larco, número 512, na Calle San Martín, em Miraflores,

 

Hops Peru - Oferece uma seleção de 20 cervejas artesanais com foco nos estilos da Alemanha e Irlanda. Endereço: Av. General Vivanco, 785, Pueblo Libre.


Sobre a Libertadores: A final 100% brasileira da Copa Libertadores 2025 ocorrerá às 18h (horário de Brasília) de 29 de novembro (sábado), no Estádio Monumental de Lima (Peru). Flamengo e Palmeiras vão disputar o título continental, o quarto da história dos dois clubes. Esta é a sétima vez que a final do torneio reúne apenas times brasileiros

 

Destaques
Últimas
​

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page