• Sônia Apolinário

Exposição sobre Leonardo da Vinci em versão virtual pode ser visitada gratuitamente

A exposição “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio”, que estava em cartaz no MIS Experience, em São Paulo, ganhou uma versão digitalizada. Até o final de dezembro, será possível visita-la de forma virtual gratuitamente.


A mostra inaugurou o MIS Experience, que abriu as portas em outubro do ano passado. A exposição é tida como a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho do artista renascentista. Foi criada em parceria com o Museo Leonardo da Vinci, de Roma (Itália).


Por conta da pandemia do Coronavírus, a exposição está fechada para visitas presenciais, desde o início do ano. Até então, já tinha sido visitada por mais de 480 mil pessoas. A digitalização da mostra começou a ser feita em agosto passado.


No ambiente online, é possível passear pelas 18 áreas temáticas da mostra, incluindo a sala de projeção com imagens em 360 graus. No “mundo real”, essas áreas ofereciam aos visitantes uma experiência multissensorial com animações gráficas em alta definição, combinadas com um conteúdo multimídia e narrativa em áudio.


Inventor, artista, cientista, engenheiro, arquiteto, músico, Leonardo da Vinci (Itália,1452- França,1519) é considerado um gênio da humanidade. O tour virtual quer possibilitar o público mergulhar na mente do artista.


Com experiência em realidade aumentada de objetos expostos no espaço físico, por exemplo, as pessoas são levadas a uma imersão completa. Uma série de vídeos com conteúdos que revelam aspectos curiosos de Da Vinci e um áudio-guia ainda auxiliam o visitante na descoberta de detalhes das obras expostas.



“Além de impactante pela tecnologia e imagens apresentadas, o conteúdo da exposição é extremamente rico, informativo e educacional. Ficamos imensamente felizes em poder, agora, oferecê-lo gratuitamente e, consequentemente, possibilitar que mais pessoas tenham a chance de conhecer a vida e obra desse artista que é considerado um dos maiores gênios da História. Como equipamento cultural, temos o dever de ampliar o acesso ao consumo da cultura de vanguarda”, destaca o diretor-geral do MIS, Marcos Mendonça.


O MIS Experience foi construído em um galpão de 2 mil metros quadrados, onde funcionava a antiga marcenaria da TV Cultura. Possui uma área expositiva de 1,7 mil metros quadrados e capacidade para receber cerca de mil pessoas, por hora. Sua construção contou com um investimento de R$ 8,5 milhões.


Visite a exposição aqui


Leia também:

Em São Paulo, novo MIS Experience inaugura com exposição sobre Leonardo da Vinci



Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário