• Sônia Apolinário

Escolhido o cartaz da edição 2022 da tradicional Oktoberfest de Munique

Depois de dois anos seguidos sem ser realizada, a tradicional Oktoberfest alemã está com sua edição 2022 em produção. Até o momento, a 187ª Wiesn está confirmada e prevista para ser realizada de 17 de setembro a 3 de outubro, em Munique.

Por conta da pandemia do Coronavírus, a festa não aconteceu nos anos 2020 e 2021. A escolha do cartaz é uma etapa tradicional do evento. Os organizadores receberam 185 trabalhos.


O escolhido (imagem) foi criado pelo contador Leo Höfter. Nascido em Munique, ele é autodidata quando se trata de desenhos. Os organizadores da festa alegaram que a peça “fala diretamente com os sentimentos” dos admiradores da festa centenária. Sem contar que as duas figuras retratadas são arraigadas na cultura da cidade.


À esquerda está o Münchner Kindl. O símbolo apareceu pela primeira vez no brasão de armas de Munique, há mais de 800 anos. Sua origem vem dos primeiros habitantes da cidade, uma ordem de monges que vivia ao redor da Igreja de São Pedro, na área central de Munique. Já foi representado como monge, depois um menino, depois uma criança de gênero neutro, uma menina, até a versão atual: uma jovem a cavalo liderando o caminho para a Oktoberfest.


Ao lado dele está o anjo Aloisius. Diz a lenda local que ele está no céu, xingando tudo e todos porque não pode mais beber cerveja.


Blumenau


No Brasil, existem várias Oktoberfests. A maior e mais tradicional é realizada em Blumenau (SC). Autoridades do município confirmaram a realização do evento, em 2022, entre 5 e 23 de outubro. Por lá, o evento também não é realizado há dois anos.


Leia mais: As cervejarias e os bastidores da Oktoberfest revelados em série da Netflix


Imagem: LHM/Referat für Arbeit und Wirtschaft

Destaques
Últimas