• Sônia Apolinário

Cor para representar 2022 quer inspirar o consumidor a olhar para cima

O ano de 2022 já tem a sua cor. A proposta apresentada pela Coral é um tom de azul batizado Melodia Suave. A mensagem é: olhe para cima, respire novos ares, descubra o que é essencial.


A partir dessa cor, a empresa que atua no mercado brasileiro de tintas desde 1954, traçou quatro tendências - ou paletas, para ajudar nas combinações: Casa Reinventada, Necessidade de Natureza, Poder da Imaginação e Novas Narrativas.


As tendências inspiram leveza, conexão com a natureza, estar atento às novas ideias e apostar em atitudes colaborativas.



Tradicionalmente, quem "define" a cor de cada ano é a norte-americana Pantone, principal empresa de cores no mundo, utilizada como padrão tanto na industria gráfica quanto têxtil para especificação e controle da cor. Geralmente, a empresa anuncia, em dezembro, a cor do ano seguinte.


Para 2021, por exemplo, a empresa não escolheu uma, mas duas cores: amarelo (PANTONE 13-0647 Illuminating) e cinza (PANTONE 17-5104 Ultimate Gray). Na época do anúncio, ano passado, Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, em entrevista ao jornal The New York Times, justificou a escolha assim:


“Nenhuma cor conseguiu entender o significado do momento”.


Segundo a Pantone, a combinação de amarelo e cinza expressa uma mensagem de “força, resiliência e esperança”. E se as duas cores se destacam, de forma independente, "se unem para apoiar uma a outra".

Destaques
Últimas