top of page

Compra e venda de veículos: Niterói no ranking onde mais golpes são aplicados

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • 3 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jun.



ree

Em todo o estado do Rio de Janeiro, os cariocas são os que mais caem em golpes em plataformas de compra e venda online de automóveis. É na capital onde acontecem 62,5% dos casos, segundo levantamento da OLX.

 

Em segundo lugar no ranking está São João do Meriti (5,7%) seguido, bem de perto, por Niterói ((5%), que subiu no pódio com a terceira colocação da população que mais cai em golpes do tipo.

 

De acordo com o estudo, os modelos mais anunciados por golpistas no estado são: Palio (5,9%), Uno (4,2%) e Gol (3,9%). Já os principais anos de fabricação de automóveis envolvidos em fraudes nas plataformas online são: 2018 (6,4%), 2020 (6,3%) e 2015 (6,2%).

 

Em todo o estado, o preço médio dos veículos anunciados pelos fraudadores em 2024 foi 9% maior em relação a 2023, alcançando R$ 35.250. No total, golpes no setor de revendas de automóveis causam prejuízo de R$ 207 milhões aos fluminenses

 

Conheça os golpes mais comuns


Clonagem de anúncios: Os criminosos copiam fotos e descrições de carros à venda e criam novos anúncios falsos com preços atraentes. Quando o comprador interessado faz um depósito antecipado, o golpista some com o dinheiro.


Falso comprovante de pagamento: Em algumas fraudes, o criminoso simula um pagamento via transferência bancária e envia um comprovante falso para o vendedor. A vítima, acreditando que o dinheiro foi transferido, entrega o veículo sem receber o valor.


Golpe do intermediário: O golpista finge ser um intermediário, que facilita a transação entre o comprador e o vendedor. No entanto, ele utiliza de artifícios para desviar o pagamento para si, enganando ambas as partes.


Fraudes com financiamento: O comprador fraudulento simula o interesse no veículo e solicita financiamento bancário. O vendedor, sem verificar o pagamento efetivo, entrega o carro antes da finalização do processo, perdendo o bem e o valor.


Como se proteger

 

Ao entrar em contato com o vendedor, evite negociações com terceiros;


Certifique-se de que o vendedor é o proprietário legítimo do veículo;


Verifique pelo Renavam se o veículo tem multas e cobranças cobranças pendentes de IPVA. -

 

Desconfie de negociações em que o vendedor não possua ou não queira compartilhar os dados do veículo

 

Evite realizar qualquer tipo de depósito antecipado (pagamento de entrada) sem antes ver o veículo de perto, conferir se ele está em bom estado de conservação e com todos os acessórios

 

Fique atento e desconfie se o vendedor estiver muito apressado, nervoso ou impaciente para fechar o negócio. Não tenha receios de tirar qualquer dúvida sobre o veículo

 

Desconfie se o veículo estiver em perfeito estado com valores muito abaixo do mercado;


Fique atento se o vendedor, após anunciar, alegar que ganhou o veículo em uma promoção/sorteio, que é que é ex-funcionário de uma empresa, ou se diz trabalhar nas montadoras de veículos e que, a partir disso, conseguiu o automóvel mais barato; -

 

Faça uma revisão com um mecânico de confiança antes de efetuar o pagamento


Cuidado com anúncios que oferecem frete grátis para a entrega do veículo.


Fonte: OLX

Yorumlar


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page