Carnaval do Rio reconhecido como manifestação cultural nacional
- Sônia Apolinário

- 8 de ago.
- 1 min de leitura

O carnaval da cidade do Rio de Janeiro foi oficialmente reconhecido como manifestação da cultura nacional pelo governo federal.
Decreto neste sentido foi publicado na edição do Diário Oficial da União de quinta-feira (7). O reconhecimento se deu a partir de um projeto de lei da deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ),
Segundo ela, o reconhecimento vai para além da festa, propriamente dita, “mas para o que o Carnaval representa para a economia da cidade do Rio de Janeiro”,
De acordo com dados da Riotur, órgão de turismo do município, em 2025, a cidade recebeu 8 milhões de foliões durante os dias de Carnaval, o que rendeu R$ 5,5 bilhões em movimentação econômica. Além disso, a festa gerou 50 mil empregos no período.
Outros carnavais
Ano passado, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva já tinha sancionado outra lei relacionada com a festividade: foi reconhecido como manifestação da cultura nacional os blocos e as bandas de carnaval, incluídos seus desfiles, sua música, suas práticas e tradições.
A norma passou a atribuir ao poder público o dever de garantir a livre atividade dos blocos e das bandas de carnaval e a realização de seus desfiles carnavalescos.
As escolas de samba já haviam sido reconhecidas oficialmente como manifestação da cultura nacional em 2023.
Com Agência Câmara de Notícias
































Comentários