Carioca Lasai é o 28º melhor restaurante do mundo
- Sônia Apolinário
- 19 de jun.
- 2 min de leitura

O restaurante Lasai, que fica em Botafogo, zona sul carioca, ficou na 28ª posição dentre os 50 melhores do mundo. O ranking foi divulgado na cerimônia da premiação The World’s 50 Best Restaurants 2025, realizada nesta quinta-feira (19), na Itália.
O Lasai foi o único brasileiro a fazer parte do top 50. Ano passado, o restaurante carioca foi o número 58 desse ranking, além de ficar em 14º no Latin America’s 50 Best Restaurants.

Comandando pelo chef Rafael Costa e Silva (foto), o Lasai tem duas estrelas Michelin. O restaurante só conta com menu degustação em 15 etapas. Atende apenas sob reserva, dez pessoas por noite, ao custo de R$ 1.250 por pessoa. Bebidas à parte, é claro.
De acordo com a premiação, o restaurante combina técnicas modernas e ingredientes brasileiros cultivados em hortas próprias e de pequenos agricultores. As criações do chef dão ênfase a legumes e verduras.
A cerimônia, na íntegra, será exibida, nesta quinta-feira (19), às 22h, pelo canal Sabor & Arte
Brasil
No último dia 5, a edição de 2025 da premiação revelou a lista das posições de 51 a 100. Quatro representantes do Brasil foram incluídos. O Tuju, de São Paulo, faz sua estreia como o 70º no ranking. A Casa do Porco (SP) e Oteque (RJ) também fazem parte. Ano passado, porém, eles constavam da lista top 50: 27ª e 37ª posições. Agora, ocupam as 83ª e 81ª posições, respectivamente. O Evvai (SP) ficou com o 95º lugar.
Número 1

O peruano Maido, que fica em Lima, foi eleito o melhor do mundo. O espanhol Disfrutar, vencedor do ano passado, não consta do ranking dos 50 melhores deste ano.
Sobre o vencedor, disse a premiação: "O elegante restaurante comandado pelo chef Mitsuharu "Micha" Tsumura leva o nome de uma frase japonesa usada para cumprimentar as pessoas: maido. É a primeira coisa que os clientes ouvem da equipe de Tsumura ao entrar no espaço." Maido pode significar algo próximo de "olá" ou "obrigado".
Top 10
1. Maido (Lima, Peru), o melhor da América Latina
2. Asador Etxebarri (Axpe, Espanha) , consagrado como o melhor da Europa
3. Quintonil (Cidade do México, México), o melhor colocado da América do Norte
4. DiverXO (Madri, Espanha)
5. Alchemist (Copenhague, Dinamarca)
6. Gaggan (Bangkok, Tailândia), o melhor da Ásia
7. Sézanne (Tóquio, Japão)
8. Table by Bruno Verjus (Paris, França)
9. Kjolle (Lima, Peru)
10. Don Julio (Buenos Aires, Argentina)
Comentários