top of page
  • Sônia Apolinário

Festival leva para São Paulo projeções ao ar livre de óperas da recente temporada europeia

Dez filmes inéditos de ópera da temporada europeia recente, um recital e um ciclo de palestras. Assim será a programação do Festival Ópera na Tela que acontece pela primeira vez em São Paulo, a partir da próxima sexta-feira (18), no parque do Museu da Casa Brasileira, até o dia 27. As projeções são ao ar livre.

Os títulos, em cópias digitais, são legendados. Giuseppe Verde é um dos grandes homenageados do evento, com a exibição de cinco de suas mais famosas composições de ópera. O destaque fica por conta de “A Traviata”, baseado no romance "A dama das camélias", de Alexandre Dumas Filho. Apresentação marca a estreia do diretor teatral Simon Stone, no gênero, que encena a trama nos dias atuais. Também na programação, “Falstaff”, única ópera de Verdi regida pelo maestro Daniel Barenboim, um dos mais proeminentes músicos dos últimos tempos. Em “O Trovador”, quem brilha é a soprano Ana Metrebko, no papel de Leonora. Neste registro, ela canta, pela primeira vez, para uma plateia de 20 mil pessoas, na Arena de Verona, na Itália, em uma última encenação de Franco Zeffirelli, morto em junho passado.

No sábado (19), às 18h, a mezzo-soprano francesa Valentine Lemercier faz recital gratuito, acompanhada da pianista georgiana Nino Pavlenichvili. Com 28 anos de idade, desde os 16 Valentine se dedica ao canto lírico. Já atuou em grandes casas de óperas europeias interpretando mulheres fortes como Mercédes em ‘Carmen’, de Bizet; Adalgisa, em ‘Norma’, de Vincenzo Bellini e ‘Kate Pinkerton’, em Madame Butterfly, de Giacomo Puccini.

Também gratuito será o ciclo de três palestras. Com objetivo de facilitar a compreensão da arte lírica e formar novas plateias, vai abordar diversos momentos da ópera. Serão proferidas pelo pesquisador e estudioso da música lírica, Sérgio Casoy.

Uma masterclass de canto lírico será ministrada pelo preparador vocal francês Raphael Sikorski. A atividade é gratuita, mas voltada para profissionais ou amadores em nível avançado que tenham feito inscrição prévia. As aulas serão realizadas no teatro da Aliança Francesa, no Centro de São.

De São Paulo, as projeções ao ar livre seguem para o Rio de Janeiro, dia 31 de outubro, abrindo a quinta edição carioca do evento, no Parque Lage, no Jardim Botânico.

Confira a programação de São Paulo

O Museu da Casa Brasileira fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705

Veja um trecho de "O Trovador"

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page