top of page
  • Sônia Apolinário

Cervejarias apostam em logística reversa como solução ambiental para descarte de embalagens

O descarte correto de garrafas e embalagens de vidro é uma questão que está “unindo” a gigante Ambev e a artesanal Praya. A primeira vem promovendo ações via a startup Green Mining cuja aceleração promoveu por intermédio do seu programa Aceleradora 100+. A segunda recebeu o selo Eureciclo, fornecido a empresas que destinam recursos para o desenvolvimento e operação das cooperativas de reciclagem. Por trás das duas operações estão muitos algoritmos e uma expressão: logística reversa.

A Green Mining, com sede em São Paulo, desenvolveu uma tecnologia de logística reversa inteligente que tem como objetivo recuperar embalagens pós-consumo e trazê-las de volta para o ciclo de produção.

Um algoritmo faz o mapeamento de pontos de geração de resíduos pós-consumo. Em área onde é identificada uma quantidade grande de descarte, é instalada uma central de recebimento denominada HUB. O material fica armazenado lá até atingir sua capacidade, quando, então, é enviado a usinas e empresas de reciclagem.

A Ambev tem promovido ações para recolher esse tipo de descarte, em cada lugar, com uma marca diferente do seu portfólio. A primeira foi em São Paulo. A próxima será no Rio de Janeiro, mais precisamente, na Lapa. De acordo com a cervejaria, 50 bares e restaurantes do bairro boêmio carioca serão impactados.

O trabalho é feito com coletores que, em triciclos, percorrem os estabelecimentos cadastrados da região e levam o material para o HUB a ser implantado em uma área central do bairro. De lá, seguirá para a Fábrica de Vidros da Ambev, em Campo Grande, onde tudo será processado e transformado em novas garrafas.

Para essa ação na Lapa, a cervejaria escolheu promover a marca havaiana Kona, produzida pela americana Craft Brew Alliance, da qual a AB Inbev, grupo do qual a Ambev faz parte, detém 31,3% de participação. Em São Paulo, a escolhida foi a Goose Island, de Chicago, a primeira artesanal comprada pela gigante cervejeira. A Green Mining inaugurou um Hub também em Brasília. A startup informa já ter recolhido, ao todo, 309.189 kg, que representariam menos 51.531 kg em emissões de gases de efeito estufa (CO2).

O programa Aceleradora 100+ da Cervejaria Ambev foi lançado globalmente em junho de 2018 pela AB InBev. O objetivo é selecionar pequenos e médios empreendedores com propostas inovadoras e disruptivas, com foco em soluções para questões socioambientais, para serem aceleradas. No momento, está recebendo inscrições para a segunda edição da iniciativa.

Praya

A artesanal carioca Praya recebeu, esta semana, o selo Eureciclo que certifica a logística reversa das embalagens das empresas do país. Na prática, significa comprar um dos planos propostos pela plataforma desenvolvida pela New Hope Ecotech, uma empresa de tecnologia e impacto social fundada na Kellogg School of Management, uma faculdade de negócios norte-americana. No Brasil, a sede fica em São Paulo.

A plataforma é capaz de rastrear e armazenar dados da cadeia de reciclagem. O selo certifica que empresas destinam recursos para o desenvolvimento e operação das cooperativas de reciclagem. Ou seja, as empresas pagam as cooperativas para retirarem do ambiente uma quantidade equivalente de material ao das embalagens de seus produtos.

"É um importante passo para quem acredita que o negócio precisa ir além de lucrar", diz o diretor de Comunicação da Praya, Paulo de Castro. “Buscamos despertar a consciência ecológica em nossa equipe, clientes e público”.

A marca, criada em 2016, tem apenas um rótulo comercializado em garrafas de 600 ml e long neck de 355 ml, além de lata de 269 ml. A produção bateu os 100 mil litros por mês. Está disponível em 800 pontos de venda no Rio, e em 200, em São Paulo, mas também pode ser encontrada em outros estados do país, totalizando dois mil pontos de venda. A marca informa ser 100% natural, vegana e sem aditivos químicos.

Com Plurale

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page