top of page
  • Sônia Apolinário

Samba, forró, charme, arte, moda e festa junina ocupam ruas do Centro Antigo do Rio


No próximo sábado, 1 de junho, é dia da tradicional Feira do Lavradio e, nesta edição do evento, a atração especial fica por conta da homenagem que será feita à cantora Beth Carvalho, que faleceu em abril. Vai ter samba na rua, sim, mas não só isso. Pertinho de lá, na rua do Resende, a dança é em passos de charme. Para completar o circuito pelo Rio Antigo, a Praça Tiradentes, está repleta de programação também.

No “Tiradentes Cultural”, rola a primeira festa junina da cidade, com direito a muitas comidinhas e cerveja artesanal. Lembrando que no entorno da praça estão à espera do público instituições como o Centro Carioca de Design, o Centro Cultural Carioca, o Centro Municipal de Arte Helio Oiticica e o CRAB - Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro onde estreia o Projeto Gaveta, série de oficinas e talks para debater sobre moda e padrões de beleza. Tudo grátis, tudo na rua, sem previsão de chuva.

Feira do Lavradio

Na Rua do Lavradio (entre as Avenidas Mem de Sá e Visconde do Rio Branco), das 10h às 19h,

cerca de 400 expositores ocupam as calçadas com arte, moda e antiguidades. Estas também marcam presenças em algumas lojas. Promovida pelo Polo Novo Rio Antigo há 22 anos, a Feira do Lavradio chega a reunir até 30 mil visitantes, a cada edição.

Dessa vez, o evento vai homenagear Beth Carvalho, a grande dama do samba, que faleceu em abril. O tributo musical será com a cantora Adriana Dutra e o grupo Nega de Crioulo, que apresentarão um repertório de sambas clássicos de Beth Carvalho como “Coisinha do Pai” e “Vou festejar”. O show será às 16h30, no espaço montado em frente à Praça Emilinha Borba, na esquina da Rua do Lavradio com Rua do Senado.

Soul Guanabara

Distante cerca de 600 metros da Lavradio, a Rua do Resende, número 7, é o palco do grupo Soul Guanabara, que comanda o baile charme das 15h às 17h. Nesta edição, o grupo comemora dois anos do seu primeiro show.

Formado pela cantora e compositora Roberta Ribeiro, pelo cantor e compositor Anselmo Salles e pelo percussionista Sandrinho Carioca, o Soul Guanabara resgata em seu repertório clássicos da Black Music do Brasil e do exterior.

Tiradentes Cultural

Distante cerca 700 metros da Lavradio, em sentido oposto à rua do Resende, a Praça Tiradentes terá programação das 13h às 20h. Lá também vai ter feirinha, a CRIA, com 18 expositores que apresentam peças de vestuário, acessórios, decoração, ilustração, papelaria – tudo feito manualmente.

O Movimento Juba Libre também marcará presença no evento. Trata-se de um projeto profissional de cortes de cabelo em lugares públicos que tem como principal objetivo valorizar o cabelo na sua forma natural. Seu lema é “liberdade para os fios”.

Na Tiradentes, terá apresentação de samba e forro. A dança de quadrilha será uma das atrações da Festa Junina, que acontece ao longo do dia. Brincadeiras tradicionais como dança das cadeiras, corrida do ovo e dança da laranja também vão rolar.

Quem ficar com preguiça de caminhar até a Lavradio não vai passar fome nem sede porque terá várias opções de gastronomia e de bebida, inclusive, cerveja artesanal.

CRAB

No entorno da Praça Tiradentes, funcionam várias instituições culturais como o Centro

Carioca de Design, o Centro Cultural Carioca, o Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, além do CRAB - Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro.

Lá, no sábado, estreia o Projeto Gaveta. Das 12h às 19h, acontece uma série de oficinas e palestras que abordarão temas como estética, identidade e representatividade. Vai ter troca-troca de roupa e customização de jeans.

Programação completa do Projeto Gaveta

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page