top of page
  • Sônia Apolinário

Em Portugal, série feita para Instagram tem participação de brasileiros

Uma série de ficção criada e produzida para o Instagram estreia no próximo dia 15. “Live” terá 13 episódios de um minuto de duração, cada. Produção e elenco são formados por portugueses e brasileiros residentes em Portugal como os atores Leonardo Vieira e Karla Muga. A iniciativa não é inédita, mas chega em um momento em que a rede social ganha popularidade a ponto de criar a figura do digital influencer. Não por acaso, é em torno de uma celebridade do Instagram que gira a história.

Ela é Lady (Karla Muga, centro da foto), que celebra a marca dos 7 milhões de seguidores no Instagram. Na festa em sua homenagem, descobre a traição do namorado pelas redes sociais. Na própria festa, ela trama uma vingança virtual contra ele.

Os outros personagens são a empresária de Lady, Madalena (Iolanda Laranjeiro, direita na foto); o visual stylist Nicolah (Pedro Ramoa); a jovem atriz e rival de Lady, Filipa (Rita Demel) e o amigo misterioso Pedro (Leonardo Vieira, esquerda na foto). Toda a ação se passa em um banheiro ou como dizem os portugueses, casa de banho.

“Não fizemos episódios de um minuto separados, mas planos-sequência que transformamos em episódios. Neste sentido, trata-se de uma experiência inédita. Tudo foi gravado com um celular e foram os atores que operaram o aparelho, que vai passando de mão em mão”, conta Tati Pasquali criadora da série ao lado de Victor Brennand , ambos brasileiros residentes há cerca de um ano em Portugal, onde se conheceram em uma escola de cinema em Lisboa.

Foi o lançamento do IGTV pelo Instagram, ano passado, que despertou na dupla a curiosidade de experimentar a realização de uma produção voltada para o novo recurso da rede social. Tati conta que passaram a estudar o Instagram e seguir digital influencers. Chegaram, porém, à conclusão que a série seria postada no próprio feed e não no canal de vídeos da rede social, que exige que as imagens sejam gravadas com o celular na posição vertical. Eles decidiram gravar na horizontal, segundo Tati, para poderem aproveitar o material em outras mídias.

Tati e Victor criaram juntos o argumento, mas coube a ele desenvolver o roteiro. Ao todo, 20 pessoas participaram da produção. Ela conta que a opção por fazer todas as gravações em um único cenário foi não somente por uma questão de custo, mas para “ter um ambiente mais controlado e fácil” para a realização do trabalho.

Quando “Live” estrear, todos os episódios estarão prontos – serão 13 capítulos seguindo o formato atual das séries televisivas. A interação com o público, uma das principais características do Instagram, não vai, segundo Tati, alterar o rumo da história. Porém, pode ser determinante para uma eventual segunda temporada.

Curitibana, Tati começou a trabalhar como atriz aos 14 anos. No momento, em Lisboa, grava uma série para a emissora RTP - “Luz Vermelha” estreia em outubro. Ela também dá aulas de interpretação para crianças e adultos, junto com Victor, na Academia Mundo das Artes.

“A série é uma homenagem e também uma crítica ao Instagram. A rede parece um universo

paralelo. Vamos explorar essa metalinguagem e usar todos os recursos da rede, como postagens extra nos stories”, comenta Tati.

Antes mesmo da estreia, o perfil @live_instaserie já conta com mais de 13 mil seguidores. Por lá, é possível acompanhar os bastidores da série. O horário em que os episódios irão ao ar ainda está sendo estudado pela equipe.

Elenco

Brasileiros

Leonardo Vieira já fez parte do time de galãs da rede Globo. A fama chegou para ela ao interpretar o personagem José Inocêncio, na primeira fase da novela “Renascer” (1993). Integrou também o elenco das novelas Sonho meu" e "Senhora do destino”. Da TV brasileira está afastado desde 2016. No final do ano passado, se mudou para Portugal onde vive com o marido, o mineiro Leandro Fonseca.

Karla Muga costuma ser lembrada por seu trabalho na novela "A indomada" (1997), onde interpretou a prostituta Grampola. Era uma personagem coadjuvante, mas caiu nas graças do público e ela “estourou”. Há dez anos, Karla mora em Portugal, onde trabalha como preparadora de atores.

Pedro Ramoa, entre 2009 e 2012, atuou no teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, sob a direção de Susanna Kruger. Participou também das novelas da rede Globo “Verdades Secretas” e “Malhação”, além das séries “Supermax” e “Mister Brau”. Na emissora, também trabalhou como produtor de elenco.

Portugueses

Iolanda Laranjeiro é uma atriz popular, com várias novelas de TV no currículo. Também é diretora e coordenadora pedagógica do curso de formação de atores da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul.

Rita Demel é uma jovem atriz em início de carreira.

Outras séries para Instagram

Em 2015, “SP no meu s2” foi uma primeira experiência de série de não ficção feita no Brasil. Estava prevista a postagem de 7 capítulos, cada um deles sobre um personagem característico de São Paulo. O projeto tinha como objetivo homenagear o 461 aniversário da cidade. A série não teve perfil próprio. É encontrada em #saopaulonomeus2

Em 2016, @shieldfive foi considerada a primeira série ficcional feita para o Instagram. Norte-americana, teve 28 episódios de 15 segundos, postados diariamente. Contou a história de um motorista que trabalha para uma empresa de segurança e acaba envolvido em um assalto fracassado que resulta na morte de um colega. O perfil tem, atualmente, 21,9 mil seguidores.

Em 2018, @homemdeverdade_serie foi outra experiência brasileira. Com 15 episódios de um minuto, cada, teve como tema a masculinidade: contou a história de um casal que recebe em casa o primo da mulher, um homem trans, junto com um amigo. O perfil tem, atualmente, 4.393 seguidores.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page