top of page
  • Sônia Apolinário

Exposição exibe imagens do Rio feitas por fotojornalistas

Vinte e seis obras de dez fotógrafos cariocas fazem parte da exposição "Olho por olho - arte e documentação" que será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 13, às 18h, na galeria da Aliança Francesa, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Com curadoria do antropólogo e fotógrafo Milton Guran, a mostra reúne produção feita pelos fotógrafos que integram a galeria virtual pictorio.com.br: Alexandre Sassaki, André Teixeira, Custodio Coimbra, Delfim Freitas, Gustavo Stephan, Marcia Foletto, Marcio Menasce, Márcio Tristão, Oscar Cabral e Zeca Linhares. A exposição faz parte do movimento FotoRio e apresenta obras em torno de temas cariocas, impressas em distintos processos de alta definição.

Dentre as imagens de livre expressão estética - em sua maioria paisagens e todas em preto-e-branco - são impressas em dois processos especiais, um que vem dos primórdios da fotografia, conhecido como "Platinum Palladium", e outro, de última geração, chamado “Piezografia”. Esse processo de impressão usa tintas monocromáticas à base de carbono. Ao todo, são sete tons de tinta preta, que fazem impressões com realce nos detalhes de sombra e altas luzes, em alta resolução. A longevidade da tinta de carbono inclui estabilidade ao seu tom de cor. Todas as impressões são feitas em papel Fine Art Canson Infinity Baryta Photographique, de fabricação francesa. Criada em 2017 pelos fotógrafos Alexandre Sassaki e Delfim Freitas, a Pictorio se caracteriza por apresentar fotos de temas cariocas, notadamente paisagens. Com imagens mais pictóricas do que era de se esperar de fotógrafos criados no fotojornalismo, a "Olho por olho - arte e documentação" apresenta trabalhos nascidos dos seus projetos autorais, fora do calor das redações de jornal e revista e que enaltecem as paisagens do Rio de Janeiro.

Serviço

Exposição fotográfica "Olho por Olho: Arte e Documentação" - FotoRio Resiste Inauguração: Segunda-feira, 13/08, às 18h Local: Galeria Aliança Francesa - Rua Muniz Barreto, 746 Visitação: até 17/10 - de segunda a sexta-feira, das 09h às 19h; sábado, das 08h às 12h

Entrada franca

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page