top of page
  • Sônia Apolinário

Exposição exibe fotos feita por peregrino do Caminho de Santiago

O jornalista Hélio Araújo já percorreu duas vezes o Caminho de Santiago de Compostela. A última vez foi em setembro de 2017. Muito do registro dessa jornada se transformou na exposição fotográfica "Caminho Francês de Santiago de Compostela: 820 km de alegria, fé e encantamento”, que será inaugurada amanhã (quarta-feira, 1 de agosto), no Saguão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no Centro da cidade.

O Caminho de Santiago de Compostela, rota medieval de peregrinação com mais de 11 séculos de existência, tem atraído um número cada vez maior de peregrinos de todas as partes do mundo – cerca de 300 mil pessoas, por ano.

São vários os caminhos que levam para Compostela, partindo de diferentes pontos da Europa. Um deles, porém, o Caminho Francês, é o mais popular e costuma ser confundido com “O” Caminho de Santiago. Geralmente, as pessoas fazem o caminho sozinhas, porém, há quem o percorra também de bicicleta e a cavalo.

No caminho francês, o marco inicial é a cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port, na divisa com a Espanha. Até Compostela, são 820 quilômetros. O viajante passará por 150 cidades, algumas, na verdade, apenas uma vila. Mais do que religiosa, essa é uma rota cultural que remete à civilização medieval espanhola e ainda guarda marcas do domínio do Império Romano na região, como por exemplo, 37 pontes romanas. Hélio Araújo fez esse percurso em 31 dias.

“Para mim, assim como para milhares de outros peregrinos, caminhar dias a fio, carregando em uma mochila só o que é necessário, em meio à exuberante Natureza e cidade medievais, é o momento de reflexão, de imersão, de estar consigo próprio. Não há uma explicação lógica para o que sentimos. Simplesmente sentimos. Confraternizar com outros peregrinos, de diversas partes do mundo, compartilhando atos de solidariedade e fraternidade, é uma experiência única, que nos mostra o quão importante somos uns para os outros, independentemente de cor, raça, religião ou idioma. Aos que se permitem, esse mergulho em si mesmo resulta em uma profunda experiência espiritual, que torna o Caminho realmente sagrado”, comenta o jornalista.

A exposição “Caminho Francês de Santiago de Compostela: 820 km de alegria, fé e encantamento” poderá ser visitada até o dia 24 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10 às 20h.

O visitante poderá ganhar uma das fotos expostas. Basta escolher três de sua preferência, preencher o cupom e depositar na urna. Ao final do evento três fotos serão sorteadas, uma para cada visitante.

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro fica na Praça Floriano, s/n, na Cinelândia, no Centro da cidade. A entrada é franca.

Leia aqui no site "Uma caminhada até o fim do mundo" que relata a experiência de um peregrino

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page