top of page
  • Sônia Apolinário

Festa do espumante brasileiro promove sabrage coletivo

Se você se deparasse com uma reunião de centenas de pessoas empunhando sabres, é possível que ficasse atemorizado. Porém, se esse grupo “armado” estiver na gaúcha cidade de Garibaldi, até o final do mês, não precisa se preocupar. Eles estão apenas participando de sessões de sabrage coletivo. Essa é uma das atrações da programação da Festa do Espumante Brasileiro (Fenachamp).

Sabrage é um ritual concebido no princípio do século 19. Reza a lenda que, para celebrar suas vitórias, Napoleão Bonaparte realizava a degola das garrafas do champanha com um único golpe de seu sabre. Atualmente, as bebidas são abertas desta forma para marcar momentos solenes.

A Fenachamp será realizada até o próximo dia 27 e promove vários sabrages coletivos ao longo de sua programação. Essa festa do espumante brasileiro conta com a participação de 30 vinícolas nacionais . É realizada em uma área de mais de 500 metros quadrados. Uma grande parte desse espaço é ocupada com a reprodução de uma vila típica italiana.

Faz parte do evento o 11º Concurso do Espumante Brasileiro que apontará a melhor marca nacional. Disputam o título 367 amostras inscritas por 88 vinícolas de sete estados brasileiros: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – 20% a mais de participantes, em relação ao ano passado. A competição será realizada entre os próximos dias 16 e 18.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page