• Sônia Apolinário

ZalaZ, a cervejaria de 2020

Em 2020, Lupulinário brindou o Natal com a Zalaz Brumas California Common.


A série Brumas usa malte defumado pela própria cervejaria com lascas de laranjeira da fazenda, onde a ZalaZ está instalada. A madeira utilizada é proveniente de podas. O malte defumado é usado em estilos que tradicionalmente não usam defumação.


Na California Common, resultou, na minha opinião, em uma cerveja com defumado elegante, que pode aproximar desse tipo de cerveja quem não está habituado com Rauchbier.


De cor alaranjada brilhante, mas levemente turva, espuma marfim de média formação e baixa persistência, não percebi cítricos no sabor nem no aroma. Na boca, um final levemente amargo.


A Brumas tem 5,4% de teor alcoólico, praticamente, o limite do estilo. O IBU não foi informado, mas California Common, originalmente, tem grau de amargor entre 30 e 45.


No meu caso, o acompanhamento foi tábua de frios e patê tipo foie gras.


Por coincidência, foi grande a presença de ZalaZ na minha TL e postagens em grupos cervejeiros. Sei que não conheço todas as cervejarias do país e, muito menos, experimentei todas as cervejas produzidas. Porém, para mim, ZalaZ foi a cervejaria de 2020. Neste ano, a marca completou 5 anos e consolidou seu modo de produção com a utilização criativa e cuidadosa de insumos da sua fazenda, que fica em Paraisópolis, Minas Gerais.


Muito do processo de produção da marca e seus planos para 2021 podem ser vistos no Talk Chopp com a Lupulinário, realizado em julho passado.




Destaques
Últimas