• Sônia Apolinário

Vacinação em Niterói contra Covid19 poderá ser agendada por aplicativo de celular



Até o final de janeiro, começa a vacinação contra a Covid-9, em Niterói. A imunização será feita em unidades do Programa Médico de Família, policlínicas e unidades básicas de saúde. Será possível, também, agendar a vacinação por intermédio de um aplicativo de celular. As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.


Niterói foi o único município do estado do Rio a participar do esforço mundial pela imunização, começando em agosto os testes da Fase 3 da Vacina Coronavac/Butantan com centenas de voluntários profissionais de saúde da cidade.


Em dezembro, a Prefeitura assinou um memorando de intenções com o Butantan para compra de 1,1 milhão de doses da vacina. Na avaliação dos gestores da cidade, essa quantidade é suficiente para imunizar toda a população de Niterói, que, atualmente, conta com mais de 500 mil habitantes.


A imunização será feita em um das 54 salas de vacina nas unidades do Programa Médico de Família (PMF), policlínicas e unidades básicas de saúde, além de uma unidade de vacinação no modelo de drive thru.


A vacinação também poderá ser agendada através do aplicativo Dados do Bem, já utilizado pelo município para a marcação de testes rápidos de Covid-19 pelo sistema de drive thru. Niterói testou mais de 150 mil pessoas durante a pandemia.


Desenvolvido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, Dados do Bem é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos.


Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta, segundo a prefeitura, foi cedida gratuitamente à população e ao Poder Público. O aplicativo fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. Está sendo usado em Niterói para o agendamento de testes rápidos no sistema de drive thru.


Para realizar a testagem é necessário ser morador de Niterói, acessar o aplicativo “Dados do Bem” e fazer o autoatendimento. Quem apresentar sintomas da doença e estiver dentro do protocolo de testagem receberá um convite para realizar o exame, com data e hora marcados, em um dos pontos de drive-thru. Casos identificados como graves serão orientados a buscar um atendimento imediato em unidade de emergência.


O aplicativo estará disponível para download gratuito nas lojas digitais, nos formatos para sistemas Android e iOS


“Nós informamos ao Instituto Butantan que Niterói está pronta para começar a vacinação ainda este mês. Fomos a única cidade fluminense a contribuir com o esforço mundial pela vacina. Participamos dos testes da fase 3 da Coronavac, que alcançou excelente resultado, imunizando 100% para casos graves e moderados e 78% para casos leves”, destacou o prefeito Axel Grael.







Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário