Ressaca à vista no Réveillon de Niterói
- Sônia Apolinário

- há 4 horas
- 1 min de leitura

Tem swell se aproximando da costa de Niterói. Quem avisa são os organizadores do campeonato Itacoatiara Big Wave:
“Swell chegando na virada do ano. Ondulação com tamanho e energia chegando no dia 31, atingindo o ápice durante a noite”, informa postagem do IBW feita na tarde desta segunda-feira (29).
No surf, swell é um conjunto de ondas longas, organizadas e poderosas, geradas por tempestades distantes no oceano. Essas ondas viajam por longas distâncias e trazem energia para acosta criando as condições ideais para o surf. A força de um swell depende da intensidade do vento, duração e área da tempestade.
De acordo com os responsáveis pela competição de ondas gigantes, todas as praias da Região Oceânica de Niterói terão ondas maiores, com destaque para Piratininga e Itacoatiara. Até a praia de Icaraí, segundo o IBW, terá ondulações durante a virada do ano.
O informe não explicita o tamanho das ondas.
Monitorar a chegada de swell faz parte da rotina da competição. Os surfistas participantes são convocados a entrarem no mar somente quando há confirmação de condições favoráveis, ou seja, ondas a partir de 2,5 m de altura. Etapas da competição já foram realizada com a ocorrência de ondas de até seis metros.
































Comentários