• Chico Junior

Nutricionista cearense publica versão em cordel inspirada no Guia Alimentar

O nome já é uma delícia: "Guia Alimentar Arretado e Saudável". Este é o título da versão bem criativa de um livreto de literatura de cordel inspirado no "Guia Alimentar para a População Brasileira", lançado em maio de 2019 pela nutricionista cordelista cearense Carliane Vasconcelos.


São 17 páginas nas quais ela pretende, por intermédio das rimas do cordel, fazer com população se alimente melhor.


Um exemplo:

“Fazer dieta sai caro?

É comum essa impressão

Caro é o ultraprocessado!

Põe a saúde em questão

O alimento é seu remédio

Escolha o da estação”


Outro


“Sem receita milagrosa

Ou um superalimento

Nada de pílula mágica

Para o emagrecimento;

O nosso feijão com arroz

Merece enaltecimento".


Carliane é da cidade de Bela Cruz, que fica no noroeste do estado, próxima à praia de Jericoacoara, a 260 quilômetros da capital Fortaleza, e se intitula “nutricionista social, escritora e militante do SUS”.


Cordel desde a infância


Sua relação com o cordel vem desde criança.


“Desde pequena eu ouço literatura de cordel, incentivada pela minha avó materna, Terezinha. Já li vários romances de cordel e em 2016 escrevi meus primeiros versos. Durante o processo de residência multiprofissional em Saúde da Família, na Escola de Saúde da Família, em Sobral CE), inspirada na disciplina de educação popular e de saúde, eu criei o primeiro cordel", diz.


Educação popular


“A educação popular”, continua, “é um método de educação que valoriza os saberes prévios do povo e suas realidades culturais na construção de novos saberes. Está relacionada com o desenvolvimento de um olhar crítico, que facilita o desenvolvimento da comunidade em que a pessoa está inserida, pois estimula o diálogo e a participação comunitária, possibilitando uma melhor leitura das realidades social, política e econômica. A educação popular é uma forma de chegar mais próximo do coração das pessoas”.


No livro, usando as rimas do cordel, o leitor encontra temas como sistema alimentar, escolhas alimentares, montagem das refeições, comportamento alimentar, ultraprocessados, como escolher os melhores alimentos, obstáculos da alimentação saudável, comer fora de casa, a influência da mídia na alimentação e estímulo às habilidades culinárias.


O "Guia Arretado" foi considerado literatura pela International Standard Book Number (ISBN), sendo, portanto, reconhecido como livro. Agora, o sonho de Carliane é levar o livro para as escolas, por intermédio da compra pelas secretarias estaduais de educação.


Para adquirir o livro, clique aqui


Publicado originalmente no site Brasil247



Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário