• Sônia Apolinário

Niterói proíbe permanência em espaços públicos entre 23h e 5h

A Prefeitura de Niterói anunciou, nesta quinta-feira (04), novas medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus na cidade. De acordo com decreto que será publicado nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial do município, bares e restaurantes poderão ficar abertos somente até 18h. Música ao vivo não será mais permitida.



Os estabelecimentos comerciais de rua abrirão às 10h e fecharão às 19h. Shoppings centers ficarão abertos do 12h às 22h.


O objetivo dessas alterações, de acordo com comunicado da prefeitura, é diminuir a concentração de passageiros utilizando o transporte público nos mesmos horários.


O funcionamento dos quiosques das praias está suspenso, assim como a prática de atividades e esportes coletivos. As atividades individuais estão permitidas.


A permanência de indivíduos em espaços públicos entre 23h e 5h está proibida.


A circulação de pessoas não está restrita, mas não será permitido parar em espaços públicos e gerar aglomerações. Além disso, será recomendado o home office para 50% de funcionários da iniciativa privada e da administração municipal.


“O Brasil está enfrentando o pior momento da pandemia. A situação é preocupante no País. Em Niterói, estamos vacinando a população de acordo com as doses que estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde, através do Governo do Estado. Estamos nos mobilizando e fazendo todo o possível para superar essas dificuldades”, disse o prefeito Axel Grael. “É fundamental que a população continue perseverando nos protocolos de saúde, mantendo o distanciamento social, evitando aglomerações, usando máscara e álcool em gel”, reforçou.


O prefeito informou que, em outras iniciativas de prevenção à proliferação do vírus, serão distribuídas um milhão de máscaras para a população e será intensificando o trabalho de sanitização das ruas da cidade. Também será encaminhado ao Legislativo municipal uma mensagem-executiva para a prorrogação do programa Renda Básica Temporária. O objetivo, de acordo com Axel Grael, é que "as famílias niteroienses que mais precisam possam passar por esse momento atípico com mais segurança".


A Secretaria Municipal de Ordem Pública fará a fiscalização de cumprimento das medidas restritivas para evitar aglomerações e pede apoio da população no cumprimento dos protocolos.


Calendário de vacinação


Sexta-feira, dia 05 – a partir de 80 anos


Segunda-feira, dia 08 – a partir de 79 anos


Terça-feira, dia 09 - a partir de 79 anos


Quarta-feira, dia 10 - a partir de 78 anos


Quinta-feira, dia 11 - a partir de 78 anos


Sexta-feira, dia 12 - a partir de 77 anos


Segunda-feira, dia 15 – a partir de 77 anos


As vacinas estão sendo aplicadas em sete policlínicas da cidade: Engenhoca, Barreto, Fonseca, São Lourenço, Vital Brazil, Itaipu e Piratininga. Outra opção é o drive thru no Campus Gragoatá da UFF.


Para receber a primeira dose, os idosos devem levar um documento de identidade com foto de acordo com o dia destinado a cada idade. A entrada nas policlínicas é autorizada das 8h às 16h, com imunização até 17h. A vacinação no drive thru começa sempre às 8h e termina às 17h.

Destaques
Últimas