top of page

José Miguel Wisnik faz palestra sobre obra de Guimarães Rosa no Clube de Leitura do CCBB-RJ

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • 8 de jun.
  • 2 min de leitura

ree

O ensaísta e músico José Miguel Wisnik fará uma palestra na próxima edição do Clube de Leitura do CCBB-RJ. O evento será na quarta-feira (11), às 17h30.


A palestra será sobre o livro “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa:


- Gosto de dividir experiências com leitores de literatura, de conversar sobre a descoberta das muitas camadas de sentido que um verdadeiro texto literário contém. E Guimarães Rosa dá um campo imenso para isso, um campo geral. Os leitores do Clube de Leitura escolheram ‘Grande sertão: veredas’. Estou animado" – afirmou Wisnik que é professor aposentado de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo.


“Grande Sertão: Veredas” é considerada a obra-prima de João Guimarães Rosa e um dos romances mais importantes da literatura brasileira. A história é narrada por Riobaldo, um ex-jagunço, que relembra sua vida cheia de aventuras, amores e conflitos no sertão mineiro.


Já idoso, ele conta sua trajetória a um interlocutor não identificado. Ele fala sobre sua infância, seu ingresso no mundo dos jagunços (grupos armados que lutavam por terras e poder no sertão) e sua relação ambígua com Diadorim, seu companheiro de lutas e grande amor — cuja identidade guarda um segredo crucial.


O romance mistura epopeia, drama e reflexão filosófica, abordando temas como o destino, o bem e o mal, o pacto com o diabo (questionado por Riobaldo) e a natureza humana. A linguagem é inovadora, com neologismos, regionalismos e uma sintaxe única, recriando poeticamente o falar sertanejo.


Criado há quatro anos, o Clube de Leitura conta com a medição da escritora e professora Suzana Vargas (também curadora) e do poeta Ramon Nunes Mello.


Os encontros acontecem no Salão de Leitura da Biblioteca Banco do Brasil, localizada no quinto andar do CCBB Rio, até dezembro, sempre na segunda quarta-feira de cada mês. A entrada é gratuita, mediante retirada dos ingressos na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9h do dia do encontro.


O CCBB-RJ fica na Rua Primeiro de Março, 66, no Centro.

Comentários


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page