top of page

Guarda-vidas farão ação na praia de Itacoatiara para chamar a atenção para uso de boia 'self-service'

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

ree

Cerca de uma semana após a pedra do Pampo, em Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, sumir engolida pelas ondas, o local será palco de uma ação de revitalização. Não, a ressaca não destruiu a pedra. O foco da iniciativa é a Itacoaboia.

 

Trata-se de uma boia feita de garrafas pet e sacos de ração que há cerca de dois anos evita afogamentos na região. A ação, que será realizada no sábado (9), às 9h, vai implantar uma nova estrutura para segurar a Itacoaboia, além de instalar placas e adesivos sobre como utilizar o material.

 

Voltando no tempo. Em julho de 2023, a Itacoaboia foi criada e colocada na pedra do Pampo por iniciativa do grupo de guarda-vidas de Itacoatiara. A boia é 100% reciclável e foi feita com a ajuda dos integrantes do Projeto Mãos que atende crianças e adolescentes de comunidades de Itaipu.

 

O objetivo era (e ainda é) ampliar as ações de prevenção contra afogamentos, principalmente, de pescadores, em períodos em que o mar se encontra agitado e com ondas grandes.

 

- Desde a implantação da Itacoaboia, quatro salvamentos foram feitos com a ajuda do equipamento. Até agora, houve apenas uma morte, de uma criança, justamente porque a Itacoaboia não estava na pedra, tinha sido levada pelo mar. Agora, vamos criar uma base nova para prender a Itacoaboia para ela ficar mais visível, pendurada  – informou o cabo Henrique Bruto, do 4° Grupamento Marítimo dos Bombeiros.

 

Ele foi o responsável, em junho passado, por um dos resgates mais difíceis já enfrentados pelos guarda-vidas de Itacoatiara. Foi de uma mulher que caiu justamente da pedra do Pampo, enquanto fazia fotos do mar revolto – não por falta de alerta dos guarda-vidas para o perigo que representa subir na pedra do Pampo em dia de ressaca.


 


Segundo o cabo Bruto, o uso da Itacoaboia é simples: qualquer pessoa pode lança-la no mar ao avistar alguém na água, em situação de perigo.

 

- Na hora de arremessar a boia é preciso muito cuidado para evitar escorregões na pedra - alertou ele acrescentando que, após lançar a boia, o recomendável é chamar os guarda-vidas e fazer um pedido de socorro pelo número 193.

 

Durante o evento, será feita uma simulação do uso da Itacoaboia.

Destaques
Últimas
​

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page