Exposição em Niterói convida o público a mergulhar no país das maravilhas de Alice
- Sônia Apolinário
- há 8 horas
- 2 min de leitura

Cenários imersivos, imagens e sons servem de “isca” para o público atravessar o portal mágico de Alice e entrar no seu Pais das Maravilhas. Essa é a experiência proposta na exposição que celebra os 160 anos do clássico de Lewis Carroll, que estreia na sexta-feira (8), no Plaza Shopping em Niterói.
A atração ocupa uma área de 500 metros quadrados, onde um cenário com mais de 100 itens leva o público a vivenciar a jornada de Alice - a menina que enfrenta situações inusitadas e desafiadoras num mundo onde realidade e fantasia se misturam.
Pelo caminho, será possível se deparar com os outros personagens da obra como o coelho apressado, a lagarta filósofa, o chapeleiro maluco, a rainha de Copas sem coração e o gato sorridente.
A exposição é dividida em duas áreas: o mundo da superfície (se refere ao real) e o mundo subterrâneo (se refere ao irracional, que Alice descobre ao mergulhar na toca do coelho).
O percurso se multiplica em nove ambientes – Criador e Criatura, Biblioteca, Gabinete de Curiosidades, Vaudeville, Toca do Coelho, Conselho de uma Lagarta, Gato de Cheshire, Um Chá Maluco, O Campo de Croqué da Rainha, Alice Através do Espelho.
Cada um deles oferece, além de espaços para tirar fotos, uma experiência expandida que dialoga permanentemente com a razão e o coração. Os visitantes são estimulados, por exemplo, a entrar na Toca do Coelho, participar do chá do Chapeleiro Maluco e presenciar o famoso diálogo entre Alice e o Gato de Cheshire:
“Qual caminho devo seguir?” ela perguntou.
“Para onde você quer ir?” ele retrucou.
“Eu não sei,” respondeu Alice.
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”, respondeu o gato.
- O livro “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” é um clássico que permanece atual e segue inspirando milhares de artistas ao redor do mundo a ilustrá-lo. Conhecer o mundo de Alice é uma jornada para pais e filhos no campo do conhecimento, informação, experiências e descobertas – afirmou Rodrigo Gontijo, curador da exposição.
Entre os destaques dessa curadoria figuram ilustrações e obras de artistas consagrados, como o espanhol Salvador Dalí, as norte-americanas Blanche McManus e Maggie Taylor, a japonesa Yayoi Kusama e os brasileiros Adriana Peliano, Caroline Murta e Vladimir Barros.
"Alice no país das maravilhas" é o livro infantil mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson. Foi publicada em 1865 sob o pseudônimo de Lewis Carroll. É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense.
Conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo, característica dos sonhos.
Está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carroll, além de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX . É uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.
Serviço
Exposição Trilogia das Aventuras – Alice
Onde: Plaza Shopping Niterói – Rua XV de Novembro, 8,, no Centro
Quando: até 12 de outubro
Para quem: todas as idades
Ingressos: a partir de R$ 25
Horário: terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 13h às 21h