• Sônia Apolinário

Em estágio amarelo, Niterói atualiza seu Plano Gradual para o Novo Normal e permite volta às aulas

Alerta Máximo (amarelo nível 2) é o estágio em que Niterói se encontra em relação à pandemia do Coronavírus, de acordo com a Prefeitura. Nesse quadro, um decreto publicado hoje (quarta-feira, 27 de janeiro), atualizou normas de funcionamento e protocolos para o setor de serviços no Plano Gradual para o Novo Normal.



Em maio do ano passado, a prefeitura definiu as seguintes cores para sinalizar os estágios de combate ao Covid-19 em Niterói: preto (situação extremamente grave da pandemia), vermelho (situação muito grave, com restrições de circulação mais rígidas), laranja (atenção máxima) e amarela (alerta).


O uso de máscara em áreas públicas e espaços particulares de atendimento ao público continua obrigatório.


O decreto em resumo:


* As escolas públicas e particulares de Niterói estão autorizadas a retomar suas atividades presenciais a partir do dia 1º de fevereiro.


* O retorno das atividades presenciais na rede municipal de ensino está marcado para o dia 25 de março.


*Mantida autorização para as atividades presenciais das escolas que oferecem cursos profissionalizantes, das autoescolas e dos cursos de idiomas, com teto de 50% de ocupação.


* O comércio de rua e centros comerciais têm o funcionamento permitido nos seguintes horários: das 9h às 20h, de 2ª a 6ª feira, e das 8h às 20h aos sábados; shoppings centers, das 10h às 22h, em operação presencial restrita, com teto de 50% de ocupação. As praças de alimentação estão mantidas abertas bem como parques infantis de shoppings, cinemas e teatros.


* Os supermercados que já possuem serviço de entrega de compras deverão priorizar esse serviço para maiores de 60 anos, com prazo máximo de 48 horas para o atendimento.


* Os restaurantes e bares que já possuíam autorização para funcionar deverão manter taxa de ocupação de 50%, respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre as mesas. O horário de funcionamento passa a ser das 11h à meia-noite, inclusive aos sábados, domingos e véspera de feriados. Música ao vivo segue autorizada.


* Lanchonetes, padarias e confeitarias poderão funcionar das 7h à meia-noite.


* Academias e aulas coletivas de dança e lutas seguem permitidos, nos horários das 6h às 23h de segunda a sexta-feira; e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 14h.

* Os parques da Cidade, Campo de São Bento, Horto do Fonseca, Horto do Barreto e Parque Rural do Engenho do Mato.Podem poderão ficar abertos das 9h às 18h, com exceção das quadras poliesportivas, que deverão permanecer fechadas.


Confira o decreto na íntegra

Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário